Que tal licenciar o time de futebol da Tuna Luso Brasileira? Pois é, essa é a grande e maravilhosa para o bicolor Fabiano Bastos, presidente da Tuna Luso Brasileira, que ontem na reunião do Condel cruzmaltino, disse que pensa em "pedir licença da equipe de futebol da Tuna à Federação Paraense de Futebol". O presidente alega que não quer fazer uma time que seja "saco de pancadas".
Engraçada, para não dizer outra palavra, a atitude de Bastos em querer licenciar a Tuna. Primeiro que se ele tivesse sido competente e sério a Tuna em seu primeiro ano de gestão, em 2009, não teria sido "saco de pancadas". Todos nós cruzmaltinos sabemos que ele entregou a equipe ao Sérgio e ao Jobson, ex-jogadores da Tuna e infelizmente sem a devida experiência necessária para montar uma equipe. Resultado: trouxeram um bando de jogadores sem a menor qualificação e sem comprometimento, e a Tuna foi uma decepção no Seletivo. Vale lembrar, que Sérgio pode até não torcer pela Tuna, mas é um elemento voluntarioso, sério e tem vontade de acertar. Infelizmente faltou experiência a ele e, o principal: apoio da diretoria.
No segundo ano de seu mandato, ano passado, Bastos nomeou um diretor de futebol irregularmente, porque o mesmo não tem tempo para ser Conselheiro nem tampouco diretor, embora seja uma pessoa que demonstra ser voluntarioso, o sr.Arnaldo. Este senhor, que tem menos de três anos com sócio da Tuna, conseguiu, através da diretoria, um titulo de Sócio Remido, e agora, por ordem do Presidente, a Secretaria do Clube afirma que ele é veterano, confundindo (ou querendo confundir) o tempo do titulo com o tempo do novo proprietário.Pode, isso?
Mas mesmo assim, foi feito um time, até regular, mas sem o apoio necessário da diretoria, que quer resultados mas não sabe conversar com os atletas, com a Comissão Técnica. Sem planejamento, já que o Diretor de Marketing da atual diretoria, é só bla,bla,bla no microfone, igual ao antecessor, o faroleiro Panato, o resultado é que no final a Tuna tenha conseguido a classificação para o Campeonato Paraense de 2011, fez uma campanha ruim. Vale lembrar que toda a Imprensa noticiou que a Tuna atrasou três meses de salários da Comissão Técnica e dos jogadores. Assim, só se poderia esperar um tropeço total mesmo!
Agora, o presidente diz que não quer transformar a Tuna em "saco de pancadas", por isso vai pedir licença do futebol cruzmaltino à FPF. Todos sabem que isso é lorota dele. Pois seu time de coração, o Paysandú, com uma folha mensal de mais de 300 mil reais, foi "saco de pancadas" este ano, inclusive levando três "pitombas" na partida final, perdendo o titulo para o Independente. Mesmo assim, ele não quer que se licencie, pois assim não vai ter time para torcer. Nesse caso, nota-se perfeitamente a falta de comprometimento de Bastos com a Tuna e com o time de futebol. O que motiva até usar-se o velho jargão do caboclo: "Me engana que eu gosto".
P.S.: Mesmo com muitos cuzmaltinos presentes à reunião, este escriba foi o único que teve a coragem de ir à mesa e dizer que ele não deve pedir licença. Mesmo porque, pelo mal que está fazendo ao Clube, Bastos não tem moral para isso, principalmente porque que nem cruzmaltino ele é.
Cuidado para não levar outro puxão de orelha do presidente!
ResponderExcluirEi, cara, sai do armário! Te identifica como homem!
ResponderExcluirPenso que seria um boa a licença do futebol. Seria uma ótima oportunidade para se re-organizar e enxugar um pouco as despesas do clube.
ResponderExcluirSomente com planejamento, organização e controle se chega ao sucesso. Que o diga o galo elétrico.
LUIZ PAULO PINA
P.s. Por falar em obras, será que o presidente não vai querer demolir a obra feita pelos associados? (banheiros da sauna)
De repente, já que na gestão dele só existe outro tipo de "obra", é possível!
ResponderExcluirEm relação ao banheiro da sauna, informo que o mesmo teve custou aproximado de R$5.000,00. A obra foi realizada em apenas duas semanas e já está liberada para uso dos associados que frequentam a sauna. Agora só está faltando a colocação do revestimento externo (aproximadamente 30,0m2 - conforme padrão atual da sauna) e o forro em PVC (falta comprar - aproximadamente 12,0m2). A Tuna ganhou dois novos ambientes para uso dos associados e não teve qualquer gasto na construção dos banheiros, excetuando-se o revestimento externo que foi comprado pela Tuna mas que ainda não foi colocado.
ResponderExcluirQuanto ao comentário feito sobre o "Galo elétrico" entendo que lá (agora) tem um dono tomando conta. Antes era apenas um time de aluguel mas que agora foi comprado e seu dono quer ver resultado. E olha que esse resultado veio logo no primeiro ano da compra. Para isso acontecer nos nossos clubes aqui de Belém, temos que fiscalizar e cobrar das pessoas que se comprometeram em assumir o cargo de diretor.
Sobre a possível mudança do Estatuto do clube, penso que não adianta ficar mudando o texto do mesmo a cada três anos se os cargos de diretoria não forem ocupados por pessoas comprometidas em alcançar resultados. Pode até mudar o Estatuto mas se não mudarem as atitudes das pessoas de nada adiantará.
Que tal o reMORTO se licenciar também? Já que eles estão na mesma situação que a TUNA, eliminados no estadual e sem divisão...
ResponderExcluirDiscordo da questão estatuto, Gerardo. Um Clube como a Tuna, que se sabe não são muitos os torcedores ou simpatizantes, ter cinco diretores é um perigo. Já 15 é um suicídio. Numa gestão onde são eleitos Presidente e vice, por exemplo, o Presidente faz sua diureoria de acordo com suas necessidades e o comprometimento dos diretores. Mas para isso, tem que mudar o estatuto, porque dos 15 diretores, você viu lá na reunião, tinha no máximo a metade presente. Temos que ter cuidado é com "os bois de piranha" e com os traíras que são oportunistas e trabalham por conveniência o pra aparecer. E como no Remo e Paysandú, a Tuna também está cheia deles!
ResponderExcluirSobre a questão do banheiro, acho positivo sempre que falarmos nele deixar bem claro que foi a "Confraria da Sauna" quem construiu, senão é perigoso, porque colocaram (ou vão colocar) um tijolinho a mais ou uma lajota quererem ser "o pai da criança".
Não existe nada de errado com os estatutos da Tuna, do Grêmio, da Beneficente Portuguesa, etc.
ResponderExcluirO que está havendo na Tuna é falta de interpretação de texto do estatuto.
E já canto a pedra. Os que desejam mudar o estatuto da Tuna (muitos sabem o motivo de algumas figurinhas quererem mudar), podem tirar o cavalinho da chuva que não vai ser mudado. Vão cair do cavalo.
LUIZ PAULO PINA
Reamente o caro colega conhece muito da literatura do dereito. Dê uma lidinha nele, meu jovem e veja se você com sua "lupa intelectual" consegue entender alguma coisa. O estatuto do Grêmio é conservador, anti-democrático, ditatorial, rapaz. No Grêmio não há eleição. É colégio eleitoral, como na época da ditadura. É coisa de compadres, alguém indica alguém e assim voc~es vão levando. E outra coisa: Tuna é Tuna, já te falei, somos Clube e Time, o único no Pará; o Grêmio é rico e é só social e o "resto" é o "resto". E PT saudações!
ResponderExcluirOutra: fica logo sabendo, e espero de vez, que a Tuna é luso-brasileira, não é portuguêsa não, está no Brasil. Tem democracia lá e nós praticamos e respeitamos essa democracia. Tira "o cabelo da venta" que o estauto do "Veja Bem" só presta para os conservadores do Grêmio.
Basta de ser salazarista, tira essas idéias nazi-fascistas da tua cabeça, rapaz. Tú és jovem, deixa de ser reacionário, pensa nas coisas da tua pátria e esquece de uma vez o totalitarismo. Isso te envelhece; daqui a pouco serás um caduco. Lê Saramago para vê se tu abres tua cabeça!
Quis dizer "literatura do direito".
ResponderExcluirO amigo dono da verdade parece que ficou desesperado, por quê??? Não sou intelectual como o sr., apenas sei que o que falta é saber interpretar melhor o estatuto.
ResponderExcluirCoisa de compadre é o que querem fazer na Tuna. Querem dar o "traço" nos portugueses e depois fazer a "farra" nos mandatos.
O amigo fala muito em Salazarismo. Não sou contra nem a favor a ele, mas foi um homem que nasceu pobre e morreu pobre, ao contrário de muitos da esquerda, como um certo "molusco" para exemplificar.
Não sou nazi-facista. Prefiro mil vezes meu modelo de pensar do que ser um comunista enrustido.
Pode responder a vontade, que não irei responder. Fica difícil conversar com alguém que não concorda com o pensamento dos outros.
Abraços
LUIZ PAULO PINA
Não sou erustido. Pode me chamar de comunista
ResponderExcluirmesmo. Sou orgulhosamente e sem esconder de ninguém um home de esqueo. Genuino e sem medo de sere feliz. Quanto a Salazar, deve ter morrido pobre (com os familiares ricos), e não deve estar em um bom lugar ao lado de seus amigos Franco, Mussolini e Hitler, pelas maldades que fizeram juntos.
Tú não deves falar do que não conheces. Na Tuna, repito exgimos a democracia, o que você é contra. Não sabes, ao que parece, o que é o "compadrício".
será que na eminencia de uma catastrófe tal qual licenciairem o segundo maior campeão brasileiro do norte,não haveria de se deixar em segundo plano as convicções politicas de cada um e nos focarmos no que realmente é importante ?
ResponderExcluirAcho que daria para fazermos muita coisa pelo bem da Tuna se tivessemos um pouco mais união e boa vontade.
ResponderExcluirNão se pode unir o bem com o mal. Na minha opinião, dirigir a Tuna, trabalhar (eu falei trabalhar) pela Tuna, só quem pode é quem é cruzmaltino. Tráira, oportunista ou torcedor daquelas duas coisas devem procurar o mal cheiro por lá. Enquanto eles estiverem lá, e nós aguentamros calados, vamos levar ferro. Todos sabem que o Fabiano é Paysandu, o diretor de futebol dele idem e assim por diante. Esse papo de união com oportunista, eu tô fora. Não sou de perfumaria e nem preciso me meter com elementos da banda podre.
ResponderExcluiro mandato do Fabiano vai acabar agora em Novembro.
ResponderExcluirQuem são as novas chapas ?
Não. Ele sai no primeio dia de 2012, se Deus quiser!
ResponderExcluirNão vou aqui fazer comentários sobre o que deve ser feito ou não com o futebol da Tuna, embora tenha as minhas convicções,deixo isso para a diretoria e os conselheiros resolverem o que deve ser feito, e que façam o que for melhor para um clube, que centenário que é,já deu muitas glórias a este Estado,só por isso merece mais respeito da parte daqueles que o dirigem e daqueles que tem poder de tomar decisões.Infelizmente nos ultimos tempos,tem caído na Tuna vários páraquedistas,que de tunantes nada tem,aproveitam a situação menos boa que o clube atravessa,inclusive em encontrar elementos para compor a diretoria, para fazer da Tuna já enferma,uma vitrine para sua promoção pessoal,indivíduos que desconhecem o seu passado como também não tem o mínimo respeito por quem há mais de um século teve a coragem de fundar o melhor clube do norte do Brasil. Se o cèu for fechado aos páraquedistas, quais hienas que se satisfazem com o que sobra, a Tuna voltará ao lugar que merece no cenário social paraense.
ResponderExcluirQuanto ao estatuto do Grémio caro Moraes, aos seus olhos ele pode até ser convervador, mas é assim que o Grémio tem crescido e mesmo conservador tem se modernizado. O conservadorismo no Grémio não permite que se eleja um presidente e ele por sua vez chama a "curriola" que lhe interessa.No Grémio o que você chama de conservadorismo é decidido democráticamente em reuniões de diretoria composta por elementos não alinhados com o presidente, as ideias são as mais diversas e por isso discutidas de forma a serem aprovadas as que melhor atendem os interesses do clube e não apenas as que atendem o interesse dos presidentes,parece até que o sr.não se adapta muito bem à discussão de ideias, parece ser adepto de empurrar as suas goela abaixo, dos demais. Não fale do que não sabe, deixe o Grémio com o seu conservadorismo Salazarista, voar em céu de brigadeiro sem a presença dos tais "páraquedistas" de que já falei.
Cordial abraço.