quarta-feira, 8 de junho de 2011

Viva Ronaldo!

Ronaldo, um perfil que os amantes do futebol jamais esquecerão.
Ronaldo encerrou sua carreira como começou. Humildemente, no meio do povo, dos torcedores que independente do clube que ele jogasse, admiravam. Sua trajetória no futebol é bem diferente da de Pelé, inegavelmente o maior jogador de todos os tempos, mas que por seu estilo como cidadão ser muito questionado, principalmente por ser muito afeito a mancadas em ações ou quando falava (e ainda fala!)) , não conseguiu ser  unanimidade no seio do torcedor e do povo brasileiro. Ronaldo teve uma vida de jogador muito parecida cm a de Zico. No Brasil, o Galinho, como era chamado carinhosamente Zico, natural do subúrbio carioca de Quintino, só jogou no Flamengo e na Seleção Brasileira. Depois de brilhar em campos italianos, na década de 80, Zico foi para o Japão onde conseguiu, como no Brasil, ser unanimidade nacional. Hoje, já beirando os 60 anos, continua respeitado por todos as torcidas brasileira, como um jogador fantástico que foi.
Assim é Ronaldo. Seu estilo simples, franco, de garoto suburbano, foi decisivo para a formação de sua personalidade e caráter de grande homem que é. Gosto sempre de lembrar de uma das comemorações de aniversário quando ele jogava no Barcelona. Mesmo já sendo uma cara de muitas posses, sempre citado em colunas, jornais e televisão, resolveu fazer seu aniversário na casa da mãe, no bairro pobre de Bento Ribeiro, onde nasceu e se criou.Na festa, misturadas às BMW, Mercedes e outros possantes carros importados, alguns fusquinhas, Celtas e até motos de amigos de infância  que foram, a pedido dele, convidados. Um gesto muito bonito, muito importante para um cidadão do mundo como é o Fenômeno.
Em sua partida final pela Seleção Brasileira, jogando apenas 15 minutos, Ronaldo perigou três vezes de fazer gol. Em três finalizações, duas bolas foram seguras pelo goleiros, que não quis ser o "herói" da partida por sofrer gol na despedida de Ronaldo. Outra ele chutou para fora.
No único gol da partida, feito por Fred, que deu lugar a Ronaldo, todos os jogadores correram para comemorar com o dedo indicador em riste, marca registrada daquele que foi o maior goleador de todas as Copas do Mundo.
Com a aposentadoria de Ronaldo finaliza-se uma era. Um período em que além de fazer muitos gols, o principal ator, no caso Ronaldo, era craque, por isso  deixa saudades, principalmnte porque não se sabe se ele terá uma substituo à altura. Promessa temos: no Brasil Neymar e Lucas. No mundo Messi. Mas, e aí? Será que terão uma vida, longos anos como craques, como foram Pelé, Zico e agora Ronaldo? Robinho também era fora de série, como Ronaldinho, Kaká, mas hoje, com menos de 30 anos, já não enchem mais os olhos de ninguém. Torcemos por um real substituto no Brasil, para a Seleção  já em 2014, de um grande goleador que seja, como Ronaldo, craque mesmo. Vamos torcer e... esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário