terça-feira, 21 de junho de 2011

Zico fala sobre seu irmão Nando, jogador do Ceará perseguido pela ditadura


Equipe do Ceará Sporting campeã de 69.Nando é o jogador com o círculo.

Poucos devem lembrar de Fernando Antunes, mais conhecido como Nando, vestindo a camisa Alvinegra do Ceará. Mas em 1968, ele fez parte da equipe que serviu de base para o grupo que conquistou o Nordestão em 1969.
Perseguido durante a Ditadura Militar por suas convições políticas, Nando teve sua carreira nos gramados interrompida. Porém, ele entra para a história do Brasil ao ser o primeiro jogador de futebol a receber a Anistia Política, e, por isso, será lembrado em eventos realizados pelo Ceará Sporting Club e pela Secretaria de Esportes e Lazer do Ceará.
Zico estará em Fortaleza hoje, na homenagem a Nando.

Irmão famoso do homenageado, Zico mostrou muita felicidade com a atitude do Ceará Sporting. O eterno camisa 10 do Flamengo afirmou ao blog que “essa é uma grande vitória dele (Nando). Ainda bem que ele recebeu este reconhecimento ainda em vida, o que não é comum”.
Para quem não viu Nando em campo, Zico disse que o irmão era “um cara canhoto, muito habilidoso e de boa técnica”. Atualmente, Fernando Coimbra já ultrapassou a barreira dos 60 anos de idade.
Sobre o Ceará
Neste ano, o Vovô enfrentou o Flamengo pela Copa do Brasil e conseguiu passar pelo Rubro-negro. O Galinho acompanhou as partidas e destaca o grupo Alvinegro, apesar deste início ruim na Série A: “O Ceará tem como melhorar, tem um bom time, com jogadores de qualidade. Ninguém chega numa semifinal de Copa do Brasil por sorte. Tomara que saiam da atual situação”.
As homenagens
Os eventos serão divididos em dois dias. Nesta terça-feira (21), as homenagens serão na sede do Ceará, começando às 10h. No dia seguinte, o palco será o PV, onde será lançado um livro sobre futebol e Ditadura Militar. Zico e Nando confirmaram presença.
O secretário de Esportes e Lazer, Evaldo Lima, explicou como serão as homenagens no Estádio Presidente Vargas:  “Ele (Nando) vai ganhar uma placa e a gente vai lançar um livro chamado futebol e Ditadura Militar. Na verdade, é um recorte da história do próprio Nando, mas queremos chamar atenção ao tema. No dia 21 eles chegam e vai ter algumas atividades no próprio Ceará, depois no PV”.

(Do  Blog "Time de Fora")

Nenhum comentário:

Postar um comentário