Gerônimo: prisioneiro de sua nação |
Um dos maiores líderes indígenas norte americanos, o Grande Chefe Apache Gerônimo, teve seu nome usado na operação que deu fim a BinLaden. "Gerônimo EKIA", nome do código que noticiou para o presidente Barack Obama a morte de Osama Bin Laden, é a concentração do nome do Chefe Apache "Gerônimo Enemy Kille in Action", que traduzindo quer dizer "Gerônimo Inimigo Morto em Ação".
Várias entidades que defendem o direito indígena americano estão protestando com a sigla, que segundo elas, fere a própria história americana, embora os índios americanos tenham sido praticamente exterminados no século 19 por matadores profissionais como General Custon, Bufallo Bill e outros.
"O emprego impróprio de ícones da cultura indígena americana está sendo muito comum em nossa sociedade. consequências sobre o espírito das crianças indígenas e não indígenas é devastadora", lamenta a Assessora-Chefe do Comitê de Assuntos Indígenas do Senado Americano , LorettaTuell.
Quem também protestou foi o Congresso Nacional dos Índios Americanos (NCAI), maior organização representativa dos índios dos EUA. "Associar um guerreiro índio a Bin Laden não é uma atitude justa para a história", protestou em comunicado o presidente da NCAI.
A natureza americana em exterminar vem de séculos. O líder apache Gerônimo, como também seu contemporâneo, o chefe indigena Touro Sentado foram mortos pelos próprios americanos. Gerônimo, que morreu com 80 anos, passou os últimos 20 anos de sua vida como prisioneiro de guerra nos EUA.
Odeio os EUA
ResponderExcluirSão inimigos número 1 da humanidade. Tô fora deles!
ResponderExcluirmuitos odeiam os EUA, mas vão ao cinemas assistir suas produções, ouvem músicas americanas, comem no mc donalds...quanto hipocrisia
ResponderExcluirAcho que não é nem odiar os EUA, é não aceitar seu sistema de governo, interferindo em todos os países e oprimindo até parte dos americanos que lá residem. Não ver seus filmes e não ouvir suas músicas é radicalizar, também não é válido. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
ResponderExcluirpelo menos o sistema de governo deles é melhor que o do brasil, eles sao o numero 1, enquanto o brasil é uma merda
ResponderExcluirÉ, democracia só para os ricos. Tu conheces para saber os miseráveis que moram lá? Os latinos, os orientais, os negros?. Eles são FDP. Tão é cagando pra nós e tu puxando o saco deles.
ResponderExcluirO cara falar que o sistena americano é melhor que o nosso é brincadeiura. Ou nada sabe de política ou é um baba ovo juramentado. Pior ainda é chamar o Brasil de Merda. Vai morar lá, ou lambe saco! Tomara que o Talibã acerte tuas nádegas por lá.
ResponderExcluir