terça-feira, 3 de maio de 2011

Felipão: as lambanças do gauchão.

Além de grande celeiro de jogadores de futebol, o Brasil  também sempre teve bons  treinadores do esporte bretão. Desde o lendário além de  folclórico Nenen Prancha, passando pelo vencedor Mário Lobo Zagalo até os atuais e mais famosos como Vanderley Luxemburgo e Felipe Scolari, o Brasil sempre  teve grandes, famosos e vitoriosos treinadores que trabalharam em várias seleções e importantes equipes no País e fora do Brasil.
Freitas Solich, Yustrich, Flávio Costa, Osvaldo Brandão, Cilinho, Mário Travaglini, Paulo Amaral, Mário Lobo Zagalo, Didi, são alguns dos treinadores brasileiros que fizeram sucesso em grandes agremiações brasileiras.
Mas com o tempo, a profissão de treinador sofreu um avanço fantásticos em termos financeiros. É normal, uma equipe do Brasil, de qualquer região, ter um treinador que ganha mensalmente uma quantia exorbitante, muitas vezes quantia equivalente aos salários de quatro ou cinco jogadores. É o caso dos hoje treinadores Vanderley Luxemburgo, Felipe Scolari, Muricy Ramalho, Tite, Cuca e outros que dirigem equipes no País.
Com o sucesso financeiro, muitos deles acumularam também muitas vaidades. É o caso de Felipe Scolari. Treinador vencedor, campeão do mundo com a seleção Brasileira, que classificou e treinou a Seleção Portuguêsa para na Copa de 2006 , passando pelo Chelsea e agora no Palmeiras,  Felipão, como é chamado, é do tipo mandão, arrogante, grita muito e é acostumado a tentar desmoralizar seus próprio colegas de profissão, fazendo guerra de nervos e quase terrorismo antes da partidas, como foi o caso do jogo de domingo, contra o Corintians, em que Felipão passou a semana provocando o treinador Tite, do Timão, chegando a praticamente agredir o "Coach" corintiano no dia do jogo.
Felipão: grosso até consigo próprio!
Scolari foi expulso,  saiu falando de todo mundo, agrediu o juiz Paulo César de Oliveira e a cada dia que passa se torna cada vez mais antipático, por suas grosserias, falta de educação até com seus colegas de profissão, o que caracteriza bem o estilo que gosta de fazer de machão dos pampas.
Felipão lembra bem Vanderley Luxemburgo há alguns anos, quando fazia o gênero do "novo rico", agredindo, humilhando a todos. Ganhou a antipatia da Imprensa, de torcedores, e por alguns colegas de profissão e foi tachado de mal cárater por vários jogadores e jornalistas. Para ter sua imagem de grande treinador que é (para mim, o melhor do País!) de volta, Luxemburgo teve que mudar radicalmente seu estilo. passou a ser mais sorridente, mais simpático com a imprensa e com os próprios jogadores, evita polêmicas. Resultado: voltou á mídia decomforça, com moral. Hoje, Vanderley Luxemburgo é o cara. Seu nome esta em todos os blogs, em todos os jornais. Ele foi capaz de sair campeão do Cariocão invicto e arrastão, e sem uma equipe de muitos craques. 
Que o exemplo do hoje mudado Vandelerley Luxemburgo sirva para o boçal e prepotente Felipe Scolari, que mesmo tendo fama de grande técnico, está levando o Palmeiras "do nada para lugar nenhum" desde que chegou para o Parque Antárctica. Talvez o problema de Felipão, de sua arrogância, de sua prepotência, de desrespeitar seu próprios colegas, seja pelo muito dinheiro que ganhou. Diz um antigo ditado popular que "quem nunca comeu mel, quando come se lambuza". Talvez mestre Felipão, embora venha comendo mel já há muito tempo, ainda não tenha se acostumado e viva se lambuzando e... fazendo lambanças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário