domingo, 1 de maio de 2011

E agora, o que dirá o presidente bocudo?

Tuna está fora do quadrangular. A derrota por 2 a 0 ontem para o Independente no Navegantão selou o destino da nossa Lusa neste campeonato. Agora é torcer para que Águia e Castanhal continuem na queda vertical que acontece desde o início do Campeonato, pois só assim a Águia do Souza poderá  continuar na elite em 2012.
Uma pena a queda da Tuna. Mas confesso que mesmo com todos os nossos esforços, as nossas lutas -minha e de alguns companheiros blogueiros, twiteiros, torcedores, cruzmaltinos originais (e não os de 1,99), simpatizantes e até alguém da diretoria- via com muitas dificuldades a chegada da Tuna ao quadrangular final. Explico: Qualquer negócio para ter sucesso é necessário pé no chão, competência e humildade. Na diretoria atual não se vê nenhuma das três coisas. A diretoria da Tuna hoje trabalha na base do ôba-ôba. São pessoas, em sua maioria descomprometidas com o projeto social e o esportivo do Clube. Para se ter uma idéia, ontem, antes do jogo, conversei com um ex-diretor do presidente Bastos, e ele me confidenciou o que todos nós já sabíamos: Essa diretoria queria licenciar-se do futebol por pelo menos dois anos. Quer dizer, você assume um mandato, terceiriza tudo e o futebol, o único item que pode dar uma mídia ao Clube, você quer acabar. Aliás, o próprio presidente Bastos já havia dito -e ele jamais poderá negar isso-! que por ele a Tuna se licenciaria. Quer dizer, assumiu sem projeto, porque nessa diretoria ninguém trabalha, porque o Presidente preferiu terceirizar a parte social e abandonar o futebol. Trocando em miúdos: o comprometimento dessa diretoria em seus três anos, foi zero. Dois zeros!
Mesmo assim, o bocudo presidente Bastos, ainda tem coragem de abrir a boca e dizer que é melhor presidente dos 30 anos. Será que existiu "repórter 10 por cento" para fazer tal avalição? Alô meu amigo Ferreira da Cosa, que que é isso! Bastos ainda diz que está salvando o Clube. Que pegou a Tuna na UTI. Que os salários estão em dia e ele fatura só com o social 120 mil mensais. Um bocudo, vaidoso e sem o devido preparo para assumir, mesmo porque além de ser Paysandu doente (tenho fotos dele com a camisa daquela coisa listrada!), não respeita as pessoas, nem de quem se diz amigo (ou colega mesmo), pois dá tapinhas nos ombros e depois fala mal pelas costas.
Hoje na Tuna não funciona praticamente nada, a não ser as festas treme terra. Piscina Olímpica, a piscina  infantil que tem o Parque Aquático construído na nossa gestão, o Toboágua que nós recuperamos, o Parquinho infantil, a Sauna masculina, o Restaurante Ribatejo estão parados há mais de ano e o sr. Bastos, desrespeitando a todos,  ainda diz que é o melhor dos últimos 30 anos. Não rconsidera quem trabalhou, os ex-presidentes que deram a saúde,  trabalho e parte de seu dinheiro,  e assim fizeram muito pelo Clube, para de repente um paraquedista dizer que ninguém fez nada. É revoltante!
O que o sr. Bastos fez pela Tuna? A Secretaria, a reforma inviezada da Boate? Isso pouco interessa aos associados. Tenho certeza que o que ele quer são as piscinas funcionando, o Toboágua cheio de crianças, os serviços nos Bares e Restaurantes com preços bons e qualidade. Isso é o que interessa. O resto é pura perfumaria.
O presidente Bastos diz que botou a Tuna na eleite. É, sendo Paysandu pelo dito ou não conhece a história recente da Tuna ou tem memória curta. Só para reacender seus neurônios: Na nossa gestão, de 2007 a 2008, disputamos dois campeonatos paraenses, e no de 2007 fomos campeões do Primeiro Turno e Vice Campeões do Ano. Em 2008 além do Paraense disputamos a Série C, a Copa do Brasil e a Taça 100 Anos da FPF, da qual  fomos os campeões.  E nem por isso andamos a nos pavular. É a diferença da humildade e do empavunado!
Escreví isso porque ouvi -e outras pessoas também ouviram- o presidente Bastos dizer que entrava na Tuna só na parte social 120 mil reais mensais. Claro que atletas, parte da Imprensa e Comissão Técnica da Tuna devem ter ouvido isso também. Isso, claro,  com certeza afetou os jogadores e Comissão Técnica que, mesmo que o presidente Bastos negue, estão com três meses de salários atrasados. 
Fora isso, mais ou menos no mesmo período, ele colocou no site da Tuna, que foi inaugurado há pouco mais de um mês, num texto que ele tolamente chama de "A Palavra do Presidente", que ao assumir a Tuna "o Clube estava   na UTI". Que maldade! Não respeitou nossa gestaão que pegou o Clube com a energia cortada havia dez dias e com  dinheiro do próprio bolso mandou religar no dia em que assumiu. E mesmo pegando o Clube assim, não desrespeitei as diretorias anteriores. Totalmente ao contrário do sr. Bastos, que tem a língua solta e prefere se empavunar, aparecer e queimar todos os antecessores que  não lhe interessam (embora se faça de amigo na presença de  alguns), além de trabalhar num estilo baratista dos mais reacionárioas: "Aos amigos tudo..." 
Espero que este senhor que diz existir  um movimento para que ele permaneça na presidência do Clube, se toque, e  tenha dó da Tuna, dos cruzmaltinois e peça seu boné e de seus amigos do Paysandu e do Remo que hoje estão povoando a nossa Águia. Ele fará um grande favor à nação cruzmaltina!
P.S.: o presidente Bastos deve ir hoje ver seu time jogar no Mangueirão, porque o meu ele já fez perder, ontem, em Tuicurí.

3 comentários:

  1. Por quanto tempo ainda aguentaremos este Sr.? basta ver as fotos da sede social para vermos o total abandono.
    veio para enterrar o Futebol cruzmaltino, mas nao vai conseguir.Isso nunca!
    Fora com o potoqueiro!.!.

    ResponderExcluir
  2. Se saísse hoje seria ótimo para a nossa tuna.

    ResponderExcluir