terça-feira, 31 de maio de 2011

Respeitem o manto corintiano!

Gosto sempre de deixar bem claro que não sou tradicionalista nem tampocuo conservador. Também condeno atitudes agressivas, arrogância e prepotência. Violência, jamais!. Sou da paz, sou do bem! Por isso condeno a atitude da torcida corintiana que invadiu o gramado do estádio Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara em protesto contra a camisa de cor estranha, meia vinho, meia violeta, que a equipe usou no jogo contra o Coritiba. Foi mais uma vez uma atitude equivocada da massa corintiana.
Égua! Essa não é do Coringão, não!
Porém, vale salientar, que o que está acontecendo com as equipes brasileiras que mudam de camisa sem respeitar sequer as cores originais do time, é brincadeira! Vasco usa uma mortalha estranha, o Palmeiras usa uma cor  verde lodo, o Fluminense usa uma camisa alaranjada, e agora o Corintians usa um uniforme cor de vinho. Que que é isso, minha gente! Isso tem que parar. É um acinte às cores da equipe. Já imaginou o Flamengo usando seu uniforme verde e preto? Ou usar um amarelão?  Que tal o Cruzeiro usar cor de vinho, como agora ousou o Corintians. Ou o  Remo  usar camisas amarelas e o Paysandu camisas pretas? Botafogo usar azul turquesa e a minha Tuna usar preto com laranja? Credo! Deus me livre.Vai virar zorra. Ninguém vai entender mais nadica de nada!
Sou defensor que as equipes podem ter até um terceiro uniforme oficial. Pode ter um design mais arrojado, um visual desenhado por quem é da área, um estilista mesmo.  Mas mudar as cores, ai não. Sou radicalmente contra. E provo que isso não é conservadorismo nem tradicionalismo. É respeito pelas cores. Não posso passar a falar árabe com o povo brasileiro, que fala o  português do Brasil. Assim, não posso mudar as cores de um time que há mais de 100 anos usa aquelas cores. Vou mudar a história. Passar por cima, desrespeitosamente, do que nós, amantes do futebol, chamamos respeitosamente de manto.
Quer mudar, quer inventar, quer modernizar, tudo bem. Mas mudar a cor, jamais. Isso não!

5 comentários:

  1. Estamos acostumados a imaginar uma equipe de futebol possuir 2 uniformes. Porém, há muito tempo os clubes, em especial os europeus, utilizam o terceiro uniforme com cores diferentes do clube. O Barcelona, por exemplo, possui uma camisa amarela; o Benfica utiliza uma camisa preta, ou seja, são cores diferentes das do clube, utilizadas pelos fornecedores de material esportivo.
    A camisa utilizada pelo Corinthians é uma camisa "comemorativa". É uma forma de homenagear a equipe do Torino - Itália, pela tragédia da queda do avião, onde morreram diversos integrantes da equipe italiana.
    Na época, houve um amistoso organizado pelas equipes do Corinthians e Portuguesa de Desportos, onde todo o direnho arrecadado foi destinado às famílias das vítimas da tragédia.
    A camisa do Corinthians continua sendo listrada preta e branca e totalmente branca. Está é apenas uma camisa para homenagear outra equipe.
    Como não é definitiva, é válida a homenagem. E para quem não sabe, apesar de críticas de uma meia dúzia de torcedores, os fabricantes (neste caso a Poderosa Nike) e o clube faturam com as vendas.
    LUIZ PAULO PINA
    http://luizpaulopina.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir
  2. Isso tudo é inquestionável e até válido. O que não é aceitável é porque a camisa "esquisita" do Corintians foi aclamada pela diretoria como 3º uniforme. Isto, para mim, é inconcebível. O torcedor tem que ser espeitado, como as cores do Clube. Ele não quer saber da politicagem que é feita pelas diretorias com as fornecedoras de material que, nfelizmente, só visam o lucro. Acho um desrespeito e nossa cultura é própria, não tem que imitar o que os europeus fazem. Eles são eles; nós somos nós.

    ResponderExcluir
  3. Mas uma babaquice copiada do estrangeiro.

    Embora as costureiras que patrocinam os clubes insistam nessas invencionices,a Os bizarros uniformes seguem encalhados.

    Na boutique do poderoso Barcelona quando nao ha a camiseta tradicional. As vendas despencam! ficam as moscas.

    ResponderExcluir
  4. mais babaquice e nossos clube dependerem de renda e ficar com pensamento de 40 anos atras, quando a bola era com couro de dinossauro

    ResponderExcluir
  5. O anônimo deve ser daqueles que diz que no tempo de Pelé a bola era quadrada. Quanta babaqueice. Mudar é preciso. Defendo isso -eu e creio que os coerentes. Mas não se pode destruir culturas. Para governo do mesmo anônimo, as bolas eram de couro e os tamborins de couro de gato. Mas mesmo assim, as gerações que surgirarm, no futebol e na música nessa época, são inesquecíveis.

    ResponderExcluir