quarta-feira, 18 de maio de 2011

Souzel, mais um município do Pará que homenageia Portugal


Orla do porto de Souzel
Mais um município paraense poderá ganhar nome de um homônimo português. Trata-se de Senador José Porfírio, município localizado na rodovia Transamazônica, que vai decidir se quer mudar de nome. A Assembleia Legislativa já aprovou projeto de Decreto Legislativo do deputado José Megale, que dispõe sobre a autorização de plebiscito no município para a população decidir se mantém o atual nome ou se muda para Souzel,  homônimo de cidade portuguesa e nome original da vila, que deu origem ao atual município na época do Brasil império.
Apesar do nome do município ser Senador José Porfírio, a população não deixa de chamar pelo antigo nome de Souzel. Senador José Porfírio é uma homenagem é ao primeiro governante do município, um produtor de borracha. Com a reorganização do espaço territorial na região, Souzel foi anexado a Altamira, município vizinho e o maior polo regional da Transamazônica, atualmente. Em 1961, o então governador Aurélio do Carmo desmembrou o município e o nome passou de Souzel a Senador José Porfírio. A população até que  reconhece a importância do antigo governante e acha justa a homenagem, mas prefere chamar pelo antigo nome que é Souzel..
O vice-líder do PT, Airton Faleiro, confirma a necessidade de atender ao anseio da população local, que não aceita o nome de Senador José Porfírio, mesmo depois de 40 anos da mudança.
A partir da promulgação do decreto pela Mesa Diretora da AL, a matéria será enviada para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), órgão responsável pela realização da consulta popular aprovada por unanimidade pelo parlamento esttadual.
Se for aprovada a mudança do nome de Senador José Porfírio para Souzel, o Pará ganhará mais um município cujo nome será uma homenagem à Portugal e aos portugueses que povoaram várias regiões do Estado. Bragança, Faro, Breves, Aveiro, Óbidos, Santarém e Vizeu são alguns dos municípios paraenses que são homônimos de cidades portugueses. Belém, nome da  capital do Pará, chamada inicialmente de Feliz Lusitânia, é uma homenagem à uma área histórica, cultural e muito bonita em Portugal.

4 comentários:

  1. Em meu blog postei uma notícia com os nomes das cidades do Pará que também tem os nomes de cidades portuguesas (http://luizpaulopina.blogs.sapo.pt/66339.html):

    ALENQUER

    ALMEIRIM

    ALTER DO CHÃO

    AVEIRO

    BARCARENA

    BEJA

    BELÉM

    BRAGANÇA

    CHAVES

    FARO

    MELGAÇO

    MONTE ALEGRE

    NAZARÉ

    ÓBIDOS

    ODIVELAS (PORTUGAL) - SÃO CAETANO DE ODIVELAS (PARÁ)

    OEIRAS

    OURÉM

    PORTO DE MÓS

    SALVATERRA

    SANTARÉM

    SOURE

    VILA DO CONDE

    VISEU

    Gostaria de agradecer ao amigo VON que colocou no seu blog (ATAT) um link direto ao meu blog... Valeu VON!!! No meu blog, além do blog do Marcos Moraes colocarei o da ATAT tb! Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  2. É importante compartilharmos experiências e virtudes de nossos povos.
    Quando estive em Portugal, em 1994, fiquei impressionado com a quantidade de cidades com nomes semelhantes aos de cidades aqui do Pará e com a gentileza que fui tratado pelos portugueses de lá. Me fez sentir em casa.
    Publiquei no blog da ATAT duas matérias que mostram algumas semelhanças entre as culturas do Brasil e de Portugal. Se interessar, os endereços dos links seguem a baixo:

    Danças folclóricas do Brasil:
    http://atat-pa.blogspot.com/2011/03/dancas-folcloricas-do-brasil.html

    Compartilhamento de culturas:
    http://atat-pa.blogspot.com/2008/11/compartilhamento-de-culturas.html

    ResponderExcluir
  3. Se o caro amigo prestar bem atenção ao texto verá que coloquei "são alguns municípios que são homônimos de cidaes portuguesas". Valeu pelo comentário e estamos tambem linkados no seu Blog. A única que não sabia que era homônima, pois me passaram uma história diferente há muitos anos, era Ourém.

    ResponderExcluir
  4. ESTAMOS REALIZANDO UMA PESQUISA SOBRE PORTUGAL - BRASIL NUMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM E SEU BLOG MUITO NOS AJUDOU.
    GRATA,
    PROFESSORA RUTE UBAGAI

    ResponderExcluir