segunda-feira, 23 de maio de 2011

Reunião poderá definir mudança do Estatuto

Faltando seis meses para a eleição da nova diretoria da Tuna Luso Brasileira, infelizmente até o presente não se sabe como será o pleito. O novo Código Civil determina que nenhuma eleição será indireta ou seja, qualquer pleito tem que ser direto, seja de Clube de Futebol., Clube Social, Sindicato, etc., até de condomínio. No estatuto em vigor na Tuna Luso Brasileira, feito pelo advogado Antonio Lourenço, infelizmente a grande maioria não conseguiu entender como será o pleito após os três anos de mandato. Na leitura da maioria, após o mandato de três anos, será eleita uma nova diretoria da Assembléia Geral, do Conselho Deliberativo e da Diretoria do Clube, composta de 15 membros. acontece, que na visão do ex-presidente da Tuna Luso e do Grêmio Literário Português, GB Alírio Gonçalves, o processo continua como nos primeiros três anos: serão eleitos cinco membros como nos três anos anteriores em substituição aos cinco que sairão.
Conversando com Alírio, expliquei-lhe que dessa maneira  existiria uma inconsitucionalidade, uma vez que esse tipo de eleição contraria o Código Civil. Ele, analisando tem a mesma visão, mas ao mesmo tempo diz que no Grêmio as coisas funcionam assim.
Em conversa com o GB João Rito ele falou-me que talvez por toda esta semana será feita uma reunião com o advogado Antonio Lourenço, quando ele fará alguns esclarecimentos (ou muitos) sobre o estatuto da Tuna. A partir do que ficar decidido nessa reunião, Rito diz que será um dos que vai lutar para que mude o estatuto em vigor, segundo ele também, muito confuso e complicado para a Tuna.
O escriba, através deste Blog, já declarou várias vezes que é contrário ao atual estatuto, que comprovadamente, não é o ideal para a Tuna. Para uma equipe que pratica várias modalidades de esportes, tem sua parte social e pratica futebol profissional, o estatuto tem que ser prático e bem definida sua forma eleitoral, como acontece com os demais clubes: elege o Presidente, o Vice e o Conselho Fiscal.  
Espera-se que dessa reunião com o advogado Antonio Lourenço saia algo de positivo e se for o caso seja dentro de pouco tempo posta em votação a mudança do atual estatuto por um mais adequado à Tuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário