Parte do "Mapará" já foi degustada pela Águia valente. Sábado é só finalizar. |
A Tuna Luso Brasileira fez ontem a mais bonita apresentação dos últimos dois anos, principalmente no primeiro tempo. Foi algo assim inusitado, inesperado e nunca imaginado, até pelo técnico Charles Guerreiro, que dentro de sua franciscana humildade falou ontem em um telejornal que "1 a 0 será um bom escore". Foi um verdadeiro passeio, um carnaval o que a Águia fez com os cametaenses.
As duas equipes entraram ontem em campo demonstrando bastante nervosismo, inclusive a Tuna até os 12 minutos estava bastante recuada e tentava encontrar um sistema de jogo. O Cametá era rápido no meio de campo com um Ratinho arisco, mas não conseguindo criar jogadas suficiente, pois sem o comandante do setor, Paulo de Tárcio, que estava improvisado na lateral esquerda, o time não evoluia nas jogadas para o ataque, também carente do talento de Jailson, substituído por um Garrinchinha completamente sem ritmo.
Aí foi que entrou o talento, a experiência de Guerreiro. Pediu para Lineker se movimentar mais pelo meio, juntamente com Ilailson, que estava inspiradíssimo, e os dois passaram a "telegrafar" com mais assiduidade para André Mensalão, que esteve irreconhecível: se movimentando para todos os lados, tentando dribles e chutando como nunca havia feito desde sua estréia.
Com o domínio do jogo, a partir dos 16, 17 minutos a Tuna passou a levar perigo constante para o gol de Evandro. A zaga cametaense, enquanto isso, safava-se como podia, principalmente quando a bola estava nos pés do arisco Lineker, ou era surpreendida com as investidas de Ilailson e do lateral Sinésio. O jeito era partir para o "porradal", principalmente o zagueiro Hallyson.
O primeiro gol cruzmaltino surgiu numa jogada em que Lineker, depois de tabelar com o meio de campo, deixou Mensalão livre para chutar, embora de uma boa distância. Na verdade, não foi um "frango", como comentaram. A visão do goleiro é que estava praticamente fechada.
A Tuna brincava no jogo. O Cametá estava atordoado e Cacaio muito mais ainda. Ratinho foi substituído porque não teve mais fôlego para aguentar os jovens do meio de campo cruzmaltino.
O segundo gol, aí sim, pode-se dizer que o goleiro Evandro se atrapalhou: parecendo nervoso, devido a pressão tunante, bateu roupa num chute do surpreendente Mensalão, sobrando a bola de bandeja para o jovem Lineker chutar sem chances de defesa.
A tarde morna de ontem parece estava reservada para as coisas acontecerem só favoráveis à Águia do Souza. Até o churrasquinho cheirava à Mapará! E com esse tempero mais os gritos alucinantes de mais de 1500 cruzmaltinos Mensalão, já quase no final do primeiro tempo, aproveitando que o goleiro Evandro adiantado da meta, chutou de longe. O goleiro cametaense nem se mexeu. Era o terceiro e já dava como garantida a vitória lusa.
O segundo tempo começou com o mesmo ritmo pelos cruzmaltinos. A zaga lusa estava bastante firme, com Max Melo e Bruno Oliveira com pouco trabalho, pois sem ninguém para alimentá-lo, Rafael Paty era inofensivo. Já no ataque luso, Beá corria muito. Para ele não tinha bola perdida, embora demonstrasse com clareza que sua posição na verdade é meia, tipo um camisa 8. Lançava e tentava a finalização, se fazia presente no jogo.
Por seu turno, com dois gols e se movimentando como nunca, Mensalão trabalhava com o setor de meio campo, criando situações para a finalização de outros companheiros.Assim, que aos 9 minutos da segunda etapa, depois da cobrança de um escanteio pelo lateral Maraú, o goleiro cametaense saiu mal e Edilson fez o quarto gol cruzmaltino. Evandro mais uma vez foi infeliz na saída do gol, porque Edilson conseguiu se antecipar à sua chegada à bola.
A Tuna se tranquilizou e Charles pediu para a equipe recuar um pouco, para garantir o placar. O Cametá aproveitou para tentar chegar ao gol de André Luiz. Mas o goleiro, como outros jogadores, estava também no "seu dia" ontem. Pegava todas e deixava Cacaio com mais cabelos brancos. Charles tirou Lineker, cansado, e colocou Placa, que passou pouco tempo e cedeu lugar à Ramon; e pôs Yuri no lugar de Edilson. A intenção do técnico tunante era "segurar" a possível pressão do Cametá. Cacaio também fez três substituições: Leonardo, Ciro e Marcelo Maciel, em lugar de Soares, Garrinchinha e Ratinho. O Cametá cresceu a partir dos 30 minutos de jogo e deu uma pressão preocupante à Tuna, pois Charles recuou quase todo o time deixando apenas Beá no ataque. De tantas tentativas um sucesso. Paty chutou já aos 47 minutos finais e André Luiz saiu mal. Foi o gol de honra do Mapará.
A vitória cruzmaltina foi por demais significativa. Dá quase a certeza da classificação da Águia do Souza em Cametá, pois o time pode perder até por dois gols que a vaga da final será sua.
Penso que Charles deverá, em sua preleção para o jogo de Sábado, preparar a equipe para não usar o velho "salto alto", nem tampouco entrar recuado. O exemplo já foi dado nos minutos finais ontem. O Cametá com a entrada de Ciro cresceu e Jailson já volta Sábado. Guerreiro tem que entrar firme para fazer pelo menos um gol. Se isso acontecer, certamente a Tuna estará na final com Águia ou Remo, porque é quase impossível o Cametá fazer quatro ou cinco gols na zaga Cruzmaltina. É entrar determinado para "comer" o resto do Mapará, porque a cabeça e parte do corpo a Águia já "detonou".
Águia na cabeça este ano vai dar.
ResponderExcluirComo dizem os sábios comentaristas de futebol: o futebol é uma caixinha de surpresas. De repente um treinador coloca mal o seu time em campo e de outro lado, um goleiro acostumado a falar bastante nas entrevistas, toma vários goals que sinceramente me lembrou um time de pelada comigo no gol jogando de goleiro. Com uma diferença, eu não sou goleiro. A outra diferença é que as bolas que ele tomou, tinha goleiro, mas ele tomou. Já perdemos para o Remo em 2007 para goleiro assim.
ResponderExcluirDos quatro gols, pelo menos dois eram defensáveis. Sei lá. Todo goleiro tem seu dia de "mão de alface".
ExcluirSe ele vacilou é problema dele. Dou méritos a tuna.
ResponderExcluirNão vi o jogo todo no Souza e não posso dizer se foram ou não frangos. Só deu para chegar no segundo tempo e neste período não vi qualquer falha no goleiro do Cametá. Alguns torcedores que viram o jogo todo disseram que apenas um dos gols sofridos por ele foi frango. Pra mim, pouco importa quantos ele engoliu, o importante é que foram a favor da Tuna. Se fosse o André Luiz, certamente ele seria novamente crucificado. Ao contrário, o André salvou a pátria ontem, defendeu tudo. O placar foi bom para a Tuna mas ainda tem o jogo de volta e temos que focar nisso. Teria sido melhor se não tivessemos levado aquele gol no final mas de qualquer forma vamos pra Cametá jogar normalmente, sem retranca.
ResponderExcluirValeu Charle, valeu rapaziada que fez a diferança ontem, e valeu pela torcida presente e incentivando o time, valeu!
Acho que o mérito é da Tuna, que ganhou o jogo. Vi o jogo e o primeiro gol foi esquisito, pois ele é um bom goleiro. No mais ele estava era nervoso, como toda a equipe do Mapará. Quem manda? Agora é vencer ou pelo menos empatar lá.
ExcluirA turma da MUC e alguns outros torcedores irão para Cametá de Van ou micro. O seu Mário e talvez o meu filho devem ir também. Infelizmente viajei hoje e não vai dar pra mim. Vou ficar torcend por aqui. Boa sorte!
ResponderExcluirse dessa vez rolar viagem eu vou
ExcluirQue bom que a nossa TUNA conseguiu dar uma alegria no FUTEBOL. Meu filho, meus irmãos e meus tios estavam no campo e gostaram do que viram. Eu estava em Castanhal tratando da HOMETECHS. Tomara que o nosso time se fortaleça para seguir crescendo. Afinal, essa é a meta!
ResponderExcluirParabéns à Comissão Técnica e aos Jogadores que continuam perseverantes e profissionalmente se dedicando à nossa TUNA.
Parece que meu filho vai à Cametá. Eu, infelizmente, trabalho na grafica na semana e no Sábado "dou uma força" na Panificadora. Mas acho que lá vai dar para rolar uma vitória ou pelo menos um empate. Essa de perder para mim está fora de cogitação.
Excluir