A querida Águia do Souza |
Interessante, principalmente em termos históricos e didáticos, o trabalho que o jornal Diário do Pará está fazendo com os clubes do nosso Estado. Hoje a equipe focalizada foi a Tuna Luso Brasileira.
Não sei quem forneceu o material para pesquisa e redação, mas mesmo reconhecendo o valor histórico e jornalístico, sinto que ficou um pouco carente de fotos, tipo dados mais ilustrativos da história gloriosa da Águia do Souza.
Acho também que a história da Tuna é bem diferente da de todas as equipes e clubes do Pará. É o mais antigo clube de futebol do Estado, um dos mais antigos do Brasil, além de ser um dos clubes desportivos e sociais mais importantes de nosso do Brasil. Assim, acho que deveria ter pelo menos duas ou até mesmo uma página falando dos feitos do Clube em outros esportes onde sempre teve destaque, como na Natação, no Vôlei, no Futsal, no Atletismo, no Tiro ao Alvo (onde a Tuna teve o primeiro atleta olímpico brasileiro a ganhar uma medalha de ouro), e no Esporte Náutico, onde a Tuna tem 40 títulos ganhos na Baía do Guajará. Nessas páginas poderiam ser colocados também um pouco da história da Tuna na parte social da cidade, com destaque para a primeira boate da capital. São dados e fatos que merecem ser mostrados, pois muitos pensam que a história da Tuna é somente no futebol. A Tuna -gosto muito de dizer isso (juntamente com o GB professor Péricles) -é Time e Clube.
Seria importante, também, aproveitando o momento, uma entrevista com o presidente onde ele pudesse abrir o coração e responder as várias perguntas que um bom repórter fizesse. Para ele, com certeza, seria uma boa oportunidade.
Seria importante, também, aproveitando o momento, uma entrevista com o presidente onde ele pudesse abrir o coração e responder as várias perguntas que um bom repórter fizesse. Para ele, com certeza, seria uma boa oportunidade.
No nosso futebol, lamentavelmente estamos num período de vacas magras em termos de títulos, mas para quem é cruzmaltino, que ama a Tuna e mesmo sofrendo não se desgruda da equipe, o tablóide valeu, repito, tem um grande valor histórico. Parabéns aos editores e repórteres. Valeu mesmo.
Parabéns à Tuna pela homenagem. Mas isso da Tuna ser time e clube é a principal razão pelo insucesso do clube e time. Enquanto as receitas da Tuna servirem para o clube social e equipe de futebol NUNCA vai pra frente. A Tuna deve desmembrar sua gestão: Social e Futebol. As receitas do social ficam só no social e as do futebol só no futebol. Receitas do Futebol vem dos patrocinios. Se não for feito isso o melhor que a Tuna tem a fazer e se licenciar do futebol, pois não adianta ficar alimentando uma bola de neve que virou o futebol da Tuna. Com a licença é muito melhor se organizar. É como você fazer uma reforma em sua casa. É melhor sair da casa enquanto reformam, e depois retornar com a casa pronta. É mais ou menos isso que a Tuna deve fazer.
ResponderExcluirLUIZ PAULO PINA
A camisa da Tuna está cheia de propaganda. Para onde vai esse dinheiro? E a ajuda do governo? e a dos portugueses? Já estou pensando como será esse segundo turno. Todo mundo contrata só a tuna que não. Será que vamos viver sempre assim. Assim não dá.
ExcluirVejo a coisa de outra maneira. Todos os times de futebol têm problemas. O Flamengo deve só aos Deivid 7 milhões. O Vasco deve tr~es meses de salários. O Remo está penhorado até a medula. Só a um perna de pau, o Finazi, pagou uma fortuna e dizem "dobrado". Paysandu nem se fala. Só ao Arinelson e ao Jobson é mais de tr~es milhões. Então não é dizer que a Tuna deve licenciar o futebol. Por que Remo e Paysandu não se licenciam?
ExcluirQuem é esse maluco que quer acabar com o futebol da tuna. Ta doido é? Vai acabar com o futebol do teu papinha ou reminho cara.
ExcluirAo segundo anonimo, nao disse em acabar o futebol e sim se licenciar, o que é totalmente diferente. Como um clube como a Tuna que possui muitos sócios, mas só 10% devem pagar suas mensalidades, pode sobreviver? Remo e PSC aos trancos e barrancos vão levando (até quando eu nao sei) porque são clubes de massa. Se a Tuna tivesse metade da torcida de Remo e PSC com certeza não estaria como está. Volto a dizer e quero ver quem tem uma solução melhor que esta: desmembrem a Tuna em Social e Futebol. Enquanto não fizerem isso vai ser como querer que uma avião boeing 737 decole com a carga de dois 747.
ResponderExcluirLUIZ PAULO PINA
Amigos,
ExcluirEntendo a posição do Pina e assim como o Marcos, já participei de várias Gestões na TUNA e tenho convicção de não precisamos licenciar a TUNA de participações no futebol profissional. Porém, dou meus PARABÉNS ao Pina pela bandeira levantada.
Realmente é preciso fazer a DEPARTAMENTALIZAÇÃO dos ORÇAMENTOS do clube - essa foi uma das PROPOSTAS QUE APRESENTAMOS NA ELEIÇÃO pela CHAPA RERSGATE LUSO BRASILEIRO - porque somente se fazendo uma GESTÃO FINANCEIRA de modo estruturado e com ORÇAMENTOS bem elaborados e em condições de se cumprir é que se conseguirá administrar com segurança os vários departamentos do clube.
A TUNA, além do Futebol Profissional tem: Futebol Feminino, categorias de base, Natação, Futsal, Voleibol, escolhinhas do futebol de campo e dos esportes de quadra, tem a sede naútica com o nosso time de vencedores e tem a sede social com todas as suas demandas.
Portanto, para se fazer esse trabalho é só cumprir o Estatuto e decidir sem amadorismo: Vamos profissionalizar o clube, contratar profissionais para executar o que precisamos que seja feito, e desse modo os dirigentes terão que evoluir para Planejar a Gestão e fazer o clube se reorganizar com segurança.
Lembremos que o Estatuto diz no Capítulo que trata das RECEITAS e com uma Empresa profissionalizada de alto nível no DEPARTAMENTO DE MARKETING, a TUNA conseguirá patrocinadores e contará sempre com os abnegados Associados Portugueses e Brasileiros que estão sempre dispostos a ajudar a TUNA.
O que precisamos é dizer: Chega de amadorismo, os dirigentes são dedicações filantrópicas mas precisam se dedicar para fazer o clube que precisa que seja feito. TEMOS UM GRANDE MODELO DE SUCESSO BEM AO NOSSO LADO - A ASSEMBLÉIA PARAENSE - que demonstra ano a ano que é possível se fazer sempre mais e melhor pelos Associados. Trabalhar pelas crianças, pelos jovens, pelos adultos e pelo time da melhor idade de modo a fazer o clube atender e estimular que todos frequentem o clube com prazer e satisfação.
Precisamos de um com um corpo de profissionais que saiba elaborar planos de trabalho, plano de ação, elaborar orçamentos e administrar com foco no resultado e na satisfação dos seus clientes ( nós Associados ), e com dirigentes centrados e decididos a realizar uma política de expansão dos serviços que o clube precisa oferecer aos Associados, com certeza que em 10 ( dez ) anos conseguiremos sentir os resultados e a renovação do nosso orgulho em ser SÓCIO DA TUNA LUSO BRASILEIRA.
Acredito na Tuna como um todo, forte, mas também acho que deva ter uma gestão moderna, voltada para cada departamento. o social com seu recurso próprio e voltado ao associado, enquanto que o futebol profissional precisa de orçamentos patrcinado, sem se misturar com o social. Para isso a única solução é o investimento pesado na base. O problema é que essa questão virou Tabu no clube. Uns desejam separar o social do futebol, enquanto que outros acham que não é necessário essa separação, mas ninguém apresenta um plano concreto e viável para libertar o social do futebol. Antes tinhamos muitos abnegados que bancavam essa diferença. Hoje esses muitos viraram poucos, e pra variar ainda temos desentendimentos internos. Dessa forma fica dificil o clube seguir grande e forte.
ExcluirOlha, essa história de "separar", dividir, é conversa fiada. Departamentalizar, é uma coisa possível, mas nunca pensemos em separar, porque a Tuna é uma so. Qem não conhece (desculpe falar assim, é porque estamos cheios de palpiteiros que não sabem como funciona um Clube e Time) pensa que o Social está cheio de dinheiro e dando o futebol; que os portuueses enchem a Tuna de dinheiro. É ilusão. Ao vivo, camaradas, é muito pior. O clube vive praticamente dos poucos sócios que pagam e de alguns espaços que o presidente aluga. Isso, acho, nem dá para pagar a folha dos funcionarios do Cube (fora o futebol). Então, se olharmos as coisas pelo lado lógico, veremos que é capaz do time de futebol estar dando uma "pontinha" para o Clube, porque entra um pouco daqui, outro dali, o Governo ajuda, uma rendinha a mais. O que falta, na minha modesta visão é um planejamento e humildade ate dos gestores.
ExcluirPenso que hoje a Tuna pode sobreviver com o futebol e folha de funcionários (esqueçamos o Social, pois esse é um setor que, infelizmente, o Clube tem que bancar, é a historia, a sobrevivência do Clube) com 130 ou 150 mil mensais. O difícil talvez seja conseguir essa quantia através de sócios pagantes, arrendamentos e publicidade. Mesmo porque, o Marketing da Tuna, que falam (não sei) o Tourinho é o responsável, talvez não arrecade muita coisa. Mas se conseguir isso, com um planejamento objetivo, dá para segurar. O resto, podem anotar, é pura perfumaria.
Na realidade o grave problema que a sociedade da TUNA enfrenta é o desconhecimento das RECEITAS E DESPESAS DO CLUBE nos seus vários departamentos. Se houvesse transparência com as informações e prestações de contas colocadas no quadro de avisos do clube, nos Associados e naturalmente donos do clube não teríamos dúvidas sobre o assunto.
ResponderExcluirA ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA DO CLUBE DEVE SER DEPARTAMENTALIZADA PARA QUE O GESTOR POSSA ANALISAR EM CONJUNTO COM OS SEUS PARES E POSSA AJUSTAR O FLUXO DA OPERAÇÃO. COMO SE PODE CONTROLAR O QUE NÃO SE CONHECE? COMO PODE SE COBRAR MELHOR DESEMPENHO SE NÃO SE OFERECE? O PLANO DE TRABALHO DEVE ENVOLVER A TUNA COMO UM TODO E O DEPARTAMENTO DE MARKETING TEM QUE TRABALHAR PARA QUE TODOS OS DEPARTAMENTOS POSSAM DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES AUTO SUSTENTADOS E ONDE QUANDO SUPERÁVIT, QUE ESTEJA PREVISTO E SIRVA NO PLANEJMENTO PARA SE APLICAR EM MELHORIAS NO PATRIMÔNIO DO CLUBE.
Amigos, a organização facilita a Gestão e gera segurança aos acionistas.
PS. LEMBRO QUE MEU AVÔ DIZIA QUE TINHA UMA AÇÃO DA TUNA E COM MUITO ORGULHO, POIS A NOSSA FAMÍLIA FREQUENTAVA A TUNA. Lembram disso? VELHOS TEMPOS, BONS TEMPOS.