terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Arte e vida de Frida Kahlo

Frida em auto-retrato
A pintora mexicana Frida Kahlo foi uma das maiores representantes da moderna pintura de seu país. Frida nasceu, viveu e morreu,  ainda jovem, com menos de 50 anos, no México, ondeconvalescia de muitos problem de uma enfermidade. Frida foi polêmica como mulher revolucionária, embora sofrida, tanto no amor como na própria existência, sempre com problemas de saúde. Como pintora foi demasiada criativa e, talvez, a artista que mais pintou auto-retrato na história das artes plásticas. Os problemas de saúde sempre lhe acompanharam desde a juventude, quando sofreu um acidente em um ônibus.
Muito jovem, Frida casou com o pintor expressionista e militante comunista Diego Rivera, que sempre foi um bon vivant e teve na sua cmpanheira Frida uma mulher extremamente apaixonada.
Frida e Diego tiveram, pelo próprio estilo de vida do pintor, uma vida conturbada. Diego foi um pintor revolucionário, boêmio e sempre envolvido nos problemas políticos do México. Como artista, fez grandes e importantes murais espalhados pelo México e outros países, e políticamente era amigo pessoal de Leon Trótsky, que por muitos anos morou no México, até ser assassinado em 1940.
A casa simples mas bela em que Frida morou por toda a vida com Diego foi transformada no Museu Frida Kahlo. Até hoje, a casa, mesmo tendo sofrido algumas alterações, desde o jardim até seu  interior,  continua intacta, com cores fortes, uma das marcas da pintura da bela Frida.

Casa onde nasceu Frida Kahlo, transformada em Museu
Após a morte da artista mexicana, no ano de 1954, Carlos Pellicer, que era poeta e amigo de Frida, projetou todo o museu, seguindo as orientações e desejos do  marido da artista, Diego Rivera. A Casa Azul, como é conhecida a Casa-Museu Frida Kahlo,  se transformou em um museu de forma oficial em 1958, e hoje, é um dos mais visitados do México, com aproximadamente 23 mil visitas por mês.
Além de muitas importantes obras, os visitantes do Museu Frida Kahlo  ainda poderão conferir de pertinho os objetos pessoais da artista, como a sua coleção de joias e roupas. Vale citar que o quarto onde Frida dormia ainda tem o espelho e a cama originais e intactos. No estúdio do museu, você poderá conferir os pincéis que Frida usava.
A relação de Frida Kahlo com Diego Rivera é até hoje referência na história política e cultural do México, pela importância tanto do artista, um dos primeiros e mais importantes do movimento expressionista da América Latina;  como de Frida, mulher moderna e artista de vanguarda, que fez história em seu empo e nos tempos atuais.


Um comentário:

  1. Calcanhoto colocou Frida em uma de suas músicas...
    (Lucinha).

    ResponderExcluir