segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Para Aldivan, o mérito pela hombridade

O jogo entre Águia e Remo, ontem em Marabá, por pouco não termina em uma tragédia. Que convenhamos, foi anunciada. Os marabaenses sofreram quando jogaram no Baenão. primeiro com uma penalidade que não existiu e o árbitro, erroneamente, assinalou a favor do Clube do remo. Depois, com erros primários e finalizando com um penal legítimo a favor do time do Águia que o juiz fez vistas grossas. Assim, tranquilamente era de se esperar que os comandados de Galvão iriam dar o troco.
Digo tudo isso, mas quero deixar bem claro, que é porque conheço como funciona futebol. Particularmente, sou totalmente contra tudo o que aconteceu e a muitas coisas que acontecem nas quatro linhas -e fora delas.
Numa partida, os nervos ficam à flor da pele, o jogador não quer perder; o dirigente não quer perder; o treinador e toda a Comissão Técnica, idem. Mas chegar às vias de ato como aconteceu ontem pelo amor de Deus! Isso não é futebol. Passou a ser essa luta meio babaca que passa na TV e a maioria gosta. Violência pura, puríssima!
Agora tem um porém: temos que ser honestos e reconhecer que os erros ali foram das duas equipes. Não concordo com o que o goleiro Alan fez, jogando a bola no garoto Betinho. Mas aquilo é normal no futebol, o jogador nunca entrega a bola ao adversário. Agora o garoto reagir, foi fraqueza. Literalmente infantilidade, porque não se pode entrar na provocação do adversário, o que o Betinho fez. Daí, os reservas do Águia cercaram o atleta remista, erroneamente, porque o garoto -deveriam sacar isso- é muito jovem, sangue quente. Desse atrito foi que gerou toda a confusão. O árbitro reserva deveria ter imediatamente resolvido, interferindo na ação dos jogadores reservas do Águia. Não resolveu.


Aldivan, estendido no chão, vítima de Carioca
O segundo passo da lambança quem fez foi outro jogador que já não estava nem mais em campo. O jogador remista Magnum, que conheço desde sua época de Tuna, e sempre foi um cara calmo, na dele. Acho que sua estada no Japão lhe mexeu a adrenalina e ele voltou lutando uma dessas lutas marciais japonesas. A tesoura voadora que ele deu, se pega no gorducho preparador físico do Águia era para furar a pança do rapaz. Magnum também agrediu com um tapa o jogador Branco. Uma tolice, que os jogadores deveriam evitar, porque a maioria deles se conhece, jogaram juntos.
A terceira tolice quem fez foi o jogador Alexandre Carioca. Uma vergonha, um fato lamentável partindo de um colega de profissão. Alexandre agrediu, covardemente, sem chances de defesa, seu companheiro de equipe de 2010 no Paysandu, Aldivan. A sordidez do ataque, por trás, foi típica dos homens medievais. Ali era para levar Carioca direto para a cadeia. Depois poderiam até tirá-lo de lá, mas que merecia uns dias em cana, isso merecia.
Ao final, felizmente o toque de classe, de companheirismo, de cavalheirismo, de gente fina, quem deu  o jogador remista Aldivan. Deixou o episódio da agressão pra lá, esqueceu polícia, pensou no futuro de seu ex-colega de clube Alexandre Carioca. Uma ação, que pela grandeza e hombridade de quem fez, o jogador que mais sofreu fisicamente com tudo que aconteceu, merece nota 10. Adivan foi o cara do jogo, pela sua dignidade. Valeu, Aldivan.

10 comentários:

  1. Vc deve ter visto outro jogo. Betinho teve uma reação normal. O maior causador do tumulto foi o sr Roberto ramalho prep. Físico do águia que em Belém já começou a querer fazer confusão e durante a semana ficou incitando a torcida pelo twitter. O magnum errou tb, mas quem começou toda a confusão foi o goleiro do águia e seu preparador físico
    Veja direito as imagens e fale a verdade

    ResponderExcluir
  2. Todos da imprensa presentes no campo zinho Oliveira foram unanimes: o pivô da confusão foi o Roberto Ramalho preparador físico do águia de Marabá. Será possível que ainda tem gente defendendo o águia???? Ta certo que o remo foi fraco mereceu perder sin. Mas não merecia passar o que passou sendo agredido de forma violenta e brutal. Esse não é preparador físico é arroaceiro e baderneiro!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo. Todos erraram. Mas ficar acusando o Betinho dizendo que foi ele quem iniciou a confusão é não ter visto as imagens ou ter raiva do Remo. O preparador físico do Águia via twitter ficou incitando a torcida desde sexta feira e após o jogo. As imagens não mentem e este cidadão deveria levar um bom gancho, pois ele é famoso em fazer esse tipo de coisas. Como dito , o Reno mereceu perder sim, mas ser agredido como foi isso não pode ocorrer com nenhum clube. Aquilo não é estádio de futebol, é campo de clube social e deveria ser interditado também, já pensou se o Remo se classifica? Além de incitar via twitter iriam incitar no campo e uma tragédia poderia ter acontecido

    ResponderExcluir
  4. Não vamos ser parciais, Luis Paulo. O Remo também provocou aqui,e o juiz ainda meteu a mão no Águia. Uma coisa puxa outra. Se o preparador físico errou, o Betinho errouao reagir num momento em que o Remo deveria era cuidar de fazer um gol e se classificar; o Magnum errou agredindo o Branco com uma porada e ao preparador. Mesmo porque ele estava fora do jogo. Eu acho que os dois foram incompetentes. Até o diretor do Remo, o Gualberto, tambem perdeu a linha e ameaçou o Galvão, o que acho que ele, como dirigente, não deveria ter feito, até pela postura de homem de Rádio que é. Mas dá para enteder: é, antes de ser qualquer coisa, remista. E isso é que faz o sangue ferver.
    A verdade é que os ânimos ficaram agitados; o Remo tem um time ruim, a Tuna, pior ainda. Então é nos conformamrmos com nossas equipes e trabalhar. Por que a Tuna não fez um bom time? Cadê o apoio que o presidente disse iria ter de 80 mil por mês? Onde está o tal apoio do Tourinho, que falam ganha 12 mil por mês? Para se conseguir vitória, tem-se é que trabalhar. e Com seriedade, sem perfumaria!
    Estou acostumado com essas balelas, rapaz.
    Agora que foi feio, foi. E sobre os nossos estádios, são vedadeiros poleiros, não presta nenhum, só o Mangueirão.

    ResponderExcluir
  5. Eu não estou sendo parcial. Eu até falei: Todos Erraram. O que eu não concordo e nunca vou concordar e você falar que Betinho começou tudo e nem sequer citar o preparador Roberto Ramalho do Águia como causador de tudo. Ele sim foi quem começou, pois quase agrediu o jogador remista. Por isso o Magnum ficou doido. Magnum errou? Sim, lógico. Mas nada disso teria ocorrido se o goleiro do Águia não desse aquele carrinho no jogador do Remo e o Roberto Ramalho tentasse agredir o Betinho.
    Por acaso você sabia que Roberto Ramalho, em seu twitter, ficou "tuitando" antes e depois do jogo incitando a desordem??? Belo profissional esse que se diz preparador físico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um "despreparador" esse tal Ramalho. Mas o que falei foi que Betinho foi ingênuo em revidar a atitude do Alan. Mas o Magnum, que conheço bem, foi ridículo com o tapa no Branco e a voadora. Finalmene, o que acho e´que houve erros, por que? porque o Remo perdeu, porque o Remo foi privilegiado no jogo em casa e se o Gualberto continuar pedindo que interditem o campo do Águia (sem necessidade) será mais erros ainda, pois foi ele quem ameaçou o Galvão, o que não é bacana para um diretor que tem seu cacife.
      Agora me responde: vocês vão ou não ter que torcer pelo Águia, pois se der Cametá, adeus para nós todos a Série D, não é mesmo?

      Excluir
  6. Na minha opinião esse Gualberto é um ultrapassado, um invejoso. Quando era radialista vivia criticando o modelo de gestao do Remo. Agora, achando que descobriu a polvora, faz pior. O que falta ao Remo não são treinadores e jogadores. São diretores. Gente nova, com visão, planejamento, organização, coerencia, etc. Essa velharada deveria se mancar e entregar os cargos.
    Quer saber? eu não estou mais torcendo pra ninguém. Enquanto essa diretoria estiver no Remo não vou mais torcer como torcia (deixei de torcer desde quando fizerem a asneira de contratar o Fabio Oliveria - anti-etico contratar no dia do jogo com a Tuna, além de ser velho).
    Eu até gostaria que a Tuna fosse para a Série D. Seria bom para o clube e para o Estado. Quem sabe ainda não acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, pela sua postura. Esse cara ficou falando mal da Tuna e num dia de jogo importante "fechou" com o Remo. É oportunista, pois velho como está não consegue mais nada. Quanto aos dirigentes, concordo. A mentalidade está arcaica mesmo.

      Excluir
    2. TEM QUE SAIR TODO MUNDO MESMO E NÃO VOLTAR NENHUM DELES. A VEZ AGORA É DOS JOVENS OU QUE PELO MENOS NUNCA ATUARAM COMO DIRETORES. TALVEZ SEJA POR ISSO QUE OS TIMES DO INTERIOR ESTEJAM SUBINDO A CADA DIA E OS DA CAPITAL DESPENSANDO LADEIRA A ABIXO.

      Excluir