segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Tuna perde feio em Cametá e dá adeus

Um misto de tristeza, decepção e revolta, é assim que se sentem os cruzmaltinos depois da vexatória partida de sábado, quando a Tuna Luso Brasileira, embora com a vantagem de poder perder até por dois gols de diferença, caiu vergonhosamente, por 3 a 0,  frente à equipe do Cametá. 
Quem viu a primeira partida entre Tuna e Cametá, no Souza, quando a Tuna fez uma das melhores exibições dos últimos anos, principalmente no primeiro tempo,sinceramente não acreditou no que viu no Parque do Bacurau. A Tuna foi uma equipe apática, sem vontade, mostrando um excesso de desinteresse com o jogo, o que deixou toda a Comissão Técnica irritada, sem nada entender, principalmente o "Coach" Charles Guerreiro. Já o Cametá foi uma equipe valente do princípio ao fim. Enquanto a Tuna demonstrava desinteresse pelo jogo, o Cametá parecia estar jogado a última partida da equipe, dado a força, a coragem, a luta de cada jogador para chegar à meta do goleiro cruzmaltino.
Pelo time que entrou em campo e pelas substituições feitas, ficou notório o quanto Charles tem dificuldade de escalar a Tuna. Profissional sério, calado, sem gostar muito de polêmica, o competente técnico comnadou a Águia nesse Primeiro Turno com um elenco pequeno, com apenas 23 jogadores, alguns ainda muito jovens e embora muito vontadosos, não possuem cancha suficiente para enfrentar equipes mais experientes como Cametá e Águia, porque o Remo já "alopra", é um "Pão de Santo Antonio".
Neste segundo jogo com o Cametá, no Bacurau, a Tuna entrou completamente diferente do jogo do Souza. Lineker não jogou e fez falta, porque além de ser habilidoso e veloz, já estava entrosado com os outros meio campistas. Charles promoveu a volta de dois jogadores Euler e Rodrigo, que estavam parados, um deles, há mais de um mês, completamente sem ritmo. O resultado final: nenhum dos dois  conseguiu produzir o suficiente no esquema do técnico Guerreiro.
Isso notadamente atrapalhou os planos de Guerreiro, pois, sem jogadores à altura para substituir Rodrigo e Euler, teve que lançar os jovens Bilau e Menezes, ainda verdes para um decisão de tanta responsabilidade.
Sem atletas suficientes, ou seja sem "banco" Tuna foi um time completamente perdido no meio de campo, onde Ratinho, Ricardo Capanema, Soares e Jailson -que não jogou na primeira partida- ditavam as normas de marcação e de lançamentos para Rafael Paty e Marcelo Maciel -um dos melhores em campo. Irreconhecível, o time da Tuna capengava em campo, parecendo querer que o jogo acabasse o mais rápido possível, extasiado perante a vitória do talento e principalmente da raça do time do Cametá.
O dito popular diz que "o pior cego é aquele que não quer ver". Pois é, a Tuna, dentre as quatro equipes, temos que reconhecer, é a mais fraca, que para mim parecia ganhava na raça, na força de vontade da Comissão Técnica e dos jogadores. 
A Imprensa publicou nesses dias que a Tuna tem folha de pagamente de 58 mil reais e tem salários de jogadores, técnico e funcionários atrasados -inclusive um colunista disse ter recebido um desmentido por email do presidente cruzmaltino. É um problema que todos que já deram sua contribuição à Tuna e a qualquer equipe de futebol, sabem que é natural, pois as dificuldades para se manter um time são grandes, principalmente no caso da Tuna, que tem uma torcida menor que Remo e Paysandu. 
Um conhecido comentarista de uma emissora local também ventilou, após o jogo de sábado,  que o presidente havia lhe falado da falta de apoio no Clube. Jogadores também comentam o problema de falta de dinheiro. Se isso for verdade, é natural uma insatisfação no grupo, que só o jogo de cintura do técnico pode resolver.
O fato é que a Tuna, ao contrario do que parte da Imprensa insiste em dizer, não fez um Primeiro Turno bom.  O problema maior, a meu ver, foi a falta de tempo para montar um bom plantel e também a pouca quantidade de jogadores contratados. Isso atrapalhou os planos da diretoria e de Charles. 
Aliás, a Imprensa e o presidente costumam falar que a Tuna está fora do futebol há cinco anos. Ou que "depois de quatro anos a Tuna volta à uma semifinal", como falou semana passada ao microfone o presidente cruzmaltino na sede do Clube. Isso é verdade. A última semifinal que a Tuna participou e venceu, sagrando-se campeã da Taça Belém e vice Campeã Paraense foi em 2007, além de disputar a Série C, Copa do Brasil e ser Campeã do Torneio Centenário da Federação Paraense de Futebol, diga-se de passagem, em  nosso mandato.
Acho que mesmo que a Tuna tenha feito pouco neste Campeonato, se Charles Guerreiro continuar, e a diretoria contratar pelo menos uns quatro ou cinco jogadores, dá para deixar o time mais competitivo. Agora com um elenco pequeno, sem banco de reservas, é difícil fazer mais que o que foi feito.

3 comentários:

  1. essa foi a maior (dentre muitas) decepções que eu tive com a Tuna,é muita dor.

    ResponderExcluir
  2. Vocês levaram foi largura. Paysandu e Remo são ruim mais a Tuna é pior. Mas também, com Edilson e Mensalão que que vocês querem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Tuna pode até ser pior que Remo e Paysandu. Mas veja os investimentos dos dois e compare com os da Tuna. Outra: Mensalão não é essas coisas todas, tampouco o Edilson, veteraníssimo para a Tuna, mas você estão cheios de velhotes aí, como o Fábio e o Marciano, que é refugo da reserva do Icasa. Toma-te!

      Excluir