quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Luxemburgo demitido. Joel poderá assumir

Luxa: competente mas muito brigão
Não adiantou a vitória por 2 a 0 ontem sobre o Real Potosí. O técnico Vanderley Luxemburgo, foi demitido hoje pela presidente do Flamengo, Patrícia Amorim. Ontem o téJoelcnico havia lido notícia na Internet, antes da partida, que estava demitido.
Luxemburgo foi, nos anos 90, um dos treinadores que mais obtiveram sucesso no futebol brasileiro. Polêmico, mas estudioso do futebol e com diversos títulos por onde passou, o técnico, principalmente a partir da década passada,  passou de um profissional do alto escalão para um comandante questionado. A demissão nesta quinta-feira do comando técnico do Flamengo é mais uma mostra que ele não goza mais do prestígio que construiu durante toda sua carreira. 
Seu substituto ainda não foi definido, mas fala-se que será Joel Santana, que já passou por todas as grandes equipes do Rio de Janeiro.
Luxemburgo em seu currículo de técnico vencedor,  chegou até a assumir o Real Madrid-ESP, sem muito sucesso, em 2005. Em sua volta ao Brasil assumiu o Santos e na equipe da Baixada Santista, conquistou o bicampeonato paulista de 2006 e 2007. No entanto, no seu histórico Luxa ficou marcado por problemas de relacionamento com muitos jogadores e até com diretorias. Depois foi para o Palmeiras, onde saiu também por problemas com o jogador Keirrison.
De  volta ao Santos, o técnico fez uma má campanha no Campeonato Brasileiro, ficando apenas na 10ª colocação em 2010. No ano seguinte, ele assumiu o futebol do Atlético-MG, levando o título mineiro daquele ano. No entanto, no torneio nacional, o treinador não conseguiu administrar o elenco com grandes nomes e foi demitido. Ele assumiu o Flamengo para tirar o time da luta pelo rebaixamento no mesmo ano.
 Ano passado, o treinador definiu seus projetos para o ano. O primeiro foi a conquista do Campeonato Carioca. A equipe rubro-negra chegou a ficar invencível até junho no ano e foi um dos líderes do Campeonato Brasileiro no mesmo ano. No entanto, uma série de resultados ruins fez com que sobrasse para o Flamengo apenas uma vaga na Libertadores, assim mesmo tendo que disputar a primeira fase da competição.
Ontem, depois do jogo, o técnico comentou sobre o que havia lido na Internet: " nõ me preocupo. Antes eu esquentava. Agora, mais maduro, não me preocupo com isso. Mas ainda não quero me aposentar".
A queda de Luxemburgo já era esperada. Desde o começo do ano, quando comprou uma briga com o principal nome do elenco do Flamengo, Ronaldinho Gaúcho, a situação do técnico ficou complicada, pois a presidente Patrícia Amorim nunca escondeu que entre ele e Ronaldinho, preferia o jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário