sexta-feira, 20 de maio de 2011

II Regata vai homenagear Heronides Moura, o grande remador cruzmaltino

O grande atleta náutico da Tuna Luso Brasileira  Heronides Gomes Moura será homenageado na II Regata 2011, que acontecerá na manhã deste domingo, a partir das 8 horas, na Baia do Guajará. As 10 provas que compõem a programação da Regata, fazem parte do Campeonato Paraense de Remo, promovido pela Federação Paraense de Remo -FEPAR. A  chegada dos barcos será na Estação das Docas. 
Heronides com algumas de suas medalhas.
A "Guarnição dos Bonitões"
A família de Heronides, que era Engenheiro Civil, e faleceu em 2010 aos 87 anos, ofertará uma belíssima taça à Tuna Luso Brasileiua, que foi a vencedora da primeira regata deste ano, acontecida em Abril. Vários parentes de Heronides, inclusive filhos, se farão presentes à Regata. Segundo o presidente da FEPAR Luizomar, juntamente com toda a diretoria da FEPAR, esperam que a II Regata seja uma das mais concorridas e bonitas dos últimos tempos, já que Tuna e Remo estão praticamente empatados e o Paysandu quer ganhar a Regata. Para o evento estarão presentes parentes de Heronides Moura de  Belém e outros que chegarão de outros estados para prestigiar a homenagem ao remador da Tuna, que era também Benemérito cruzmaltino e torcedor fervoroso da Águia. Além de atleta, Heronides foi também um grande colaborador para o sucesso do esporte náutico no Estado do Pará, tendo sido Diretor de Remo da Federação Paraense de Desportos.
Heronides Gomes Moura nasceu em Curralinho, em 1923, era casado com a sra. Laura Moura, com quem teve três casais de filhos. Foi um dos mais importantes remadores da Tuna Luso Brasileira durante 12 anos, de 1945 a 1956, época em que a Águia tornou-se famosamente conhecida como "A Rainha do Mar", pois  era absoluta neste esporte, tendo ganho de 1945 a 1957 nada menos que  11 títulos,  10 deles seguidos.
Heronildes Gomes de Moura, juntamente com Manoel Cristino, Orlandino Ventura, Esmeraldo e Buck Jones, formaram o 4 com 1 mais famoso da época, conhecido como "A Guarnição dos Bonitões".

Um comentário: