sexta-feira, 13 de maio de 2011

Semifinais da Copa do Brasil: Fila andou no futebol

A classificação de Coritiba, Ceará, Avaí e Vasco, os quatro finalistas da Copa do Brasil não foi surpresa para este escriba, deve ter sido apenas para alguns céticos, que só vêem futebol no eixo Rio São Paulo e no máximo Minas Gerais e Rio Grande do Sul. As coisas mudam, a fila anda. E este ano andou bem.
Quem acompanha futebol sabe que os clubes que estão na elite, a Série A e também na Série B hoje estão mais ou menos nivelados. Primeiro, que a velha virada de mesa que beneficiou já alguns clubes (alô Fluminense!) não acontece mais. Segundo, porque várias equipes, indiferente de região ou estado, hoje estão se preparando melhor, com organização e trabalhando para chegar lá, no ápice, que é a Copa do Brasil e a Série A.
Um dos casos mais reais é o da região Nordeste. Quem sempre dominou nessa região  foram os estados da Bahia, através do Esporte Clube Bahia e do Vitória, e Pernambuco, através de Santa Cruz e Sport Recife. Hoje, o Santa Cruz, que reputo uma das equipes mais fortes do País em termos de torcida, está lutando para entrar na Série D, enquanto o Sport, juntamente com o Náutico, estão na Série B, portanto  fora da elite do futebol brasileiro. Na Bahia, a situação é semelhante. O Bahia estava fora já há  sete anos da Série A, mas este ano, depois de se sagrar terceiro colocado da Série B voltou  à elite. Já o Vitoria amarga a Série B.
Assim, o Bahia e o Ceará Sporting, de Fortaleza, são hoje os dois únicos  representantes do futebol do Nordeste na elite do futebol brasileiro. Só que o Ceará já está há quatro anos na Série A, e ano passado ganhou o direito de disputar a Copa Sulamericana, além da Copa do Brasil, torneio onde agora, o Vozão desclassificou o Flamengo e está na semifinal.
Quer dizer, a fila andou no Nordeste, com o Ceará Sporting desbancando a tradição do Santa Cruz, do Vitória e do Sport Recife, e até do Bahia, que voltou depois de sete anos fora. E é importante que seja lembrado, que em 40 anos do Brasileirão, o Bahia disputará sua 32a. vez este torneio, enqanto o Sport Recife e o Vitória já disputaram 31 vezes. Porém, é notória a queda dessas equipes, como também do Fortaleza,  que, como o Paysandu esteve na eleite, foi caindo,  caindo e já está na Série C por quatro anos seguidos.
Futebol é organização. Sou de opinião que depois que uma equipe entra na Série A deve lutar e trabalhar com afinco para nunca mais sair. Se cair, para mim é incompetência.
Avaí, Coritiba, Vasco e Ceará, os quatro finalistas da Copa do Brasil, fazem parte hoje de um grupo seleto. Um grupo que lutou  com competência para chegar às semifinais e sonhar com uma vaga na Libertadores.  Chegaram onde estão graças à uma nova mentalidade de dirigentes, apaixonados mas sérios. Trabalhando dentro de uma realidade objetiva e honesta, mostrando que é possível chegar ao sucesso mesmo sem ser do eixo Rio São Paulo, mesmo sem ter a cantada em prosa e verso grande  infraestrutura de São Paulo, Palmeiras, Corintians, Fluminense,   Flamengo, etc., verdadeiros monstros sagrados do nosso futebol, mas de fora das semifinais da Copa do Brasil. Quem são os culpados? Eles mesmos.  Os velhos políticos que ainda dominam os clubes e as federações. O bom é que aos poucos eles estão saindo e dando vez a quem quer e sabe trabalhar com seriedade e honestidade. E o mais importante: sem muito dinheiro, sem muito bafo, se os velhos vícios.
O  grande exemplo disso vem da diretoria do Ceará Sporting. O Clube acaba de construir um moderno CT, graças ao que vem ganhando na Série A. Tem  10 patrocinadores que fazem com que a arrecadação mensal garanta o pagamento de todo o futebol e ainda sobre dinheiro. Então com as rendas se faz o que é necessário para o Clube crescer e crescer. Por isso, ninguém se admire se o Ceará chegar às finais, embora o Coritiba, dos quatro, seja a melhor equipe. É que o Vozão, ao contrario de outras equipes, procura contratar com seriedade, com os pés no chão, por isso mostrou uma equipe simples mas muito competitiva. Não tem aquela do treinador chegar e trazer seu grupo de auxiliares,  seus jogadores. "O treinador é funcionário do Clube e vai trabalhar no sistema do Clube, se não quiser, paciência", disse um dirigente alvinegro pelo telefone ao escriba. Por isso que a fila anda...

2 comentários:

  1. Essa semi é realmente a copa do Brasil.
    Nordeste ,sul, sudeste. O normal pra eles seria a semi do sudeste. Mas como tu falaste futebol não tem só em rio-sp.
    Abs,
    Emman

    ResponderExcluir
  2. E hoje vou torcer peloVozão levar a parada no PV.

    ResponderExcluir