terça-feira, 25 de outubro de 2011

Baden Powell, com mestre Pixinguinha

 

Ontem, este escriba parou na boca da noite para ouvir o grande Yamandu Costa, inegavelmente um jovem violonista dono de uma versatilidade fantástica, além de uma grande sensibilidade. E foi ouvindo Yamandu que comecei a imaginar o quanto o Brasil tem bons violonistas. Canhoto, Luiz Bonfá, Paulinho Nogueira, este inventor de um método famoso além de mestre de grandes mestres; Raphael Rabelo, Roberto Menescal, um dos "papas" da Bossa Nova; Turíbio Santos, o grande Guinga, parceirão de João Bosco, outro bamba do Violao, que diz "estuda" mais de duas horas  por dia; Rosinha de Valença, João Gilberto, inventor do mais perfeito dedilhar da Bossa Nova, Geraldo Azevedo, que faz as cordas chorarem e cantarem,Toquinho, parceiro de mestre Vinicius,  os paraenses Bob Freitas, Sebastião Tapajós, Nego Nelson, Salomão Habib e muitos outros por este país de choros e chorões, seresteiros e cantadores de moda de viola e toadas, como Dilermando Reis e Théo de Barros.
Em homenagem aos grandes nomes brasileiros do violão, este escriba posta um trabalho de um dos mais importantes deles. Mestre Baden Powell. Seu nome foi uma homenagem de seu pai ao fundador do escotismo, o Barão inglês Robert Baden Powell. Natural da pequena e distante Varre e Sai, interior do Rio de Janeiro, Baden começou a estudar violão clássico desde garoto. Sua versatilidade chamou a atenção dos grandes músicos da época, tornando-o em pouco tempo e bem jovem um dos melhores violonistas do Brasil.
Grande instrumentista e excelente compositor, Baden foi cedo para a Europa onde fez músicas para cinema e grandes concertos por toda a Europa, principalmente na França e Alemanha onde morou por muitos anos. Foi compositor popular e parceiro musical de importantes nomes como Vinicius de Moraes e do paraense Billy Blanco. Dentre suas obras musicas eternas como "Berimbau", "Canto de Ossanha", "Samba Triste", "Samba em Prelúdio e outras. 
Nesta homenagem aos violonistas brasileiros para seguidores e navegantes uma raridade. Mestre Pixinguinha e João da Baiana acompanhando Baden Powell. A música é "Lamento", de Vinícius de Moraes.
Curtam. É um presente do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário