terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pequeno ensaio sobre Francisco de Assis

São Francisco com suas paixões: a natureza e os animais.
Não é muito minha praia falar de religião, tampouco de santos. Já tem muita gente falando sobre isso.
Mas vale a pena lembrar de alguns fatos que marcaram a  vida deste escriba, como este que vos relato.
Nas décadas de 70 e 80 era moda os jovens militarem políticamente em qualquer movimento, principalmente de esquerda. O escriba não escapou e gostou tanto que até hoje continua nessa vida, a favor de algumas coisas e contra outras, mas sempre pronto para o debate democráticos, uma das coisas que considero boas que aprendi na minha vida. E foi no mesmo período em que me iniciei políticamente, ainda meio garoto, que na Igreja, aprendi na JUFRA -Juventude Franciscana- a conhecer a importância da figura social, cristã  e humana de São Francisco de Assis.
Francisco ou Francesco, era filho de homem abastado, na cidade de Assis, na Itália. Com sua amiga Clara, em pleno período das Cruzadas, passou a ter visões que mostravam os rumos que o mundo estava tomando. Tachado de louco, Francisco abandonou a vida milionária que seus pais lhe proporcionavam e foi em busca de seus sonhos de mudanças de mundo. Construiu, com auxílio de outros companheiros, uma Igreja de pedras e foi trabalhando sempre com uma visão de mundo voltada para os mais humildes, os doentes e com muita dedicação à natureza e aos animais. Foi, sem dúvida, o primeiro preservacionista da natureza, desprovido de qualquer vaidade, de ganância e sempre procurando pregar a paz, a humildade e a concórdia entre os homens. 
No período, em companhia de alguns amigo militantes da Igreja e de movimentos de bairros e de esquerda , começamos várias atividades em defesa da ecologia e da fauna. Foi nessa época que nos interessamos em conhecer melhor a vida de São Francisco e de Clara, através de livros e, principalmente, no fantástico filme de Franco Zefirelli, "Irmão Sol, irmã lua",  que retrata  com beleza um pouco da vida dos jovens Francesco e Clara.
Francisco de Assis foi o fundador da Ordem dos Mendicantes dos Frades Menores, conhecidos como Franciscanos. Nasceu em 5 de Julho de 1182 e faleceu aos 44 anos. É considerado a maior figura do Cristianismo depois de Jesus Cristo e dois anos após sua morte, em 1228, fi canonizado.
Hoje, 4 de Outubro, nada como relembrar um pouco da vida daquele ser humano que  foi Giovanni di Pietro di Bernardoni, ou Francisco de Assis, que segundo Dante Alighieri foi "uma luz que brilhou sobre o mundo" e que até hoje, quase 800 anos depois de sua morte (3 de Outubro de 1226), ainda é querido por todos os que amam a fauna, a flora, e que em vida ensinou que todos são irmãos e que até hoje é reverenciado como o "Santo Patrono dos animais e do meio ambiente".
P.S: o escriba tem entre seus filhos um chamado Francisco e uma chamada Clara.

2 comentários:

  1. Todos deveriam conhecer o grande ser humano que foi S. Francisco. Ele sim, pode ser considerado um pais para a natureza, os animais e os pobres.

    ResponderExcluir
  2. Como da Juventude Franciscana que fui, não posso deixar de lembrar, todos os dias, do velho Chico, que além de preservar a natureza e os anmais, sendo assim o primeiro ecologista da humanidade, deu também um exemplo de ser avesso ao capitalismo.

    ResponderExcluir