sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Poderoso Chefão!

Este escriba tem plena consciência que para se chegar à elite do futebol, a Série A, quem está na pindaíba como estão nossos clubes, o único caminho é começar de baixo, ou seja da Série D ou C, onde está o Paysandu agora. Mas devo confessar que as Séries C e principalmente a D, são horríveis: além de desorganizadas, os clubes têm que bancar suas próprias despesas porque a"madrasta" CBF não ajuda em nada. Na verdade, além de tudo, é uma humilhação.
 A saída do futebol, seria Teixeira fora da CBF.
Vejam a situação do Paysandu. Depois de estar na porta de entrada da Série B, graças a vitória que teve fora de casa contra o agora desclassificado Rio Banco, graças à decisão do pleno do STJD ontem, de tirar a equipe acreana da competição,  perderá três pontos  e terá que se conformar com a decisão que a gestora do futebol brasileiro tomar, cuja palavra final sairá, ao que parece, hoje. Ou seja: além de perder três pontos, poderá ter que jogar outra vez fora de casa, desta feita contra o Luverdense, que poderá  assumir a vaga do Rio Branco; não será reembolsado no prejuízo da viagem e estadia que teve para o Acre; terá que se conformar em ficar com três pontos, em segundo lugar, já que com a mudança, o CRB assume o primeiro lugar, com quatro pontos, e viverá na incerteza da possível classificação -que estava na boca!-, graças aos cinco jogos que terá pela frente. 
Vale lembrar que isso tudo ainda são hipóteses, pois a CBF poderá decidir que com a eliminação do Rio Branco, em vez de quatro clubes participantes, fiquem somente três, perdendo o Luverdense a vaga que tanto sonha em ter de volta.
Uma loucura, confusão medonha, geléia geral! Tudo isso porque justiça, apesar da palavra, assim como é a comum, funciona a do futebol: um prende, outro solta. Um condena, outro absolve.
Uma pena que infelizmente as coisas funcionem assim: para determinadas situações, não vale o direito do consumidor, o Ministério Público, etc. O mundo do futebol tem sua própria lei, sua própria justiça. E nela quem manda é o Poderoso Chefão Ricardo Teixeira.

Um comentário: