quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Equipes outrora vitoriosas, são hoje a grande decepção do Brasileiro Série A

Para muitos torcedores Kleber e Felipão estão acabando com o Palmeiras.
A "dança" que virou os seis primeiros lugares do Campeonato Brasileiro Série A, mostra como estão níveladas algumas equipes. Estão embolados Corintians, Vasco, Botafogo, São Paulo, Flamengo e Fluminense, pelo futebol que estão apresentando, embora sem dar uma continuidade nas vitórias, são as equipes que realmente estão disputando o título do ano da elite do futebol brasileiro. Estes times ainda podem ter por perto a perturbação do Internacional, que está com a mesma quantidade de pontos que o Fluminense, 44, e que é sempre uma equipe perigosa, pois tem um grande poder de recuperação.
Hoje, depois da continuação da 29ª Rodada, com certeza vai mudar: quem está bem pode ficar melhor ou no mínimo mudar para pior um pouco a situação, e quem está mais ou menos, poderá melhorar.
Mas se alguns times há muito estão nos quatro primeiros lugares, como Vasco, Corintians, São Paulo e Fluminense e agora ganham o "reforço" dos cariocas Botafogo e Flamengo, equipes tradicionais do futebol brasileiro, inclusive com títulos nacionais como Palmeiras, Grêmio, Santos, Cruzeiro e Atlético, estão multo mal no Brasileirão e são a grande decepção de suas torcidas,  principalmente os dois mineiros, que estão nas  últimas colocações.
Mas o que está acontecendo com essas importantes equipes? Falta de planejamento, contratações equivocadas, incompetência de diretoria ou de Comissão Técnica? Certamente deve ser um pouco de tudo.
Essas equipes, todas tradicionais, principalmente em seus estados, donas de grandes torcidas, pela lógica não poderiam vivenciar crises como as que ora vivem. Mesmo porque, todas elas têm bons elencos, grandes técnicos (principalmente conhecidos) e não costumam  ter problemas de caixa, o que poderia causar atraso de salários, e isso seria um sério problema.
Então? Qual será o problema?  Estudiosos de marketing, cronistas experimentados e até administradores, estão analisando todos os problemas, através de encontros, reuniões e até consultas com gestores que deram certo.
Como as respostas ainda estão por vir, dirigentes vão tomando as providências à maneira, digamos assim, "à francesa": demitem alguns técnicos, alguns jogadores, tocam o barco e fé no que virá.
Atlético Mineiro e Cruzeiro  já trocaram de técnico várias vezes. Outro mineiro, o América, terceira força das Alterosas, já experimentou também vários treinadores, mas continua na "lanterna". O mesmo aconteceu com o Grêmio, que agora tem de volta Celso Roth. Já o Santos, que alega a fase ruim pelos problemas de contusões, saída de jogadores e por perturbações de empresários e equipes do exterior a seus atletas,  já "jogou a toalha" do Brasileirão, só pensa na Libertadores e na final do Mundial, em Dezembro.
Depois dos dois mineiros, a pior  situação  mesmo  talvez seja a do Palmeiras.  Não consegue se "desentalar" e sequer sonhar com a Libertadores, embora tenha o técnico mais falastrão do País, metido a melhor do que o que é,  grosso, brigão com jornalistas,  com jogadores e até com dirigentes, além de destratar colegas de profissão, o sr. Felipe Scolari.  Em Setembro,  dia 22, depois de cinco rodadas sem vitória, ganhou do Ceará por 1 a 0. Daí para cá, jogou quatro vezes, com três empates (contando com o de ontem) e uma derrota para o Santos, por 1 a 0, dia 9 do corrente. Um dos empates foi com o "lanterna" América Mineiro, em casa.
Ontemo Palmeiras em crise jogou e empatou com o Flamengo. Um de seus jogadores, o volante João Victor, foi agredido por torcedores, segundo o Sindicato dos Atletas, graças às críticas que Felipão faz de seus atletas. Para entornar mais o caldo, seu principal jogador, o atacante Kleber, discutiu mais uma vez com Scolari, foi afastado da equipe e poderá deixar o Verdão.
Como se vê, Felipão parece ser a causa da desarmonia e dos insucessos do Palmeiras. Nervoso e agressivo, mas sem competência, o grosso gaúcho, é igual àquele famosos edifício:  balança mas não cai. Mas para alguns palmeirenses, o "vitorioso" Scolari, que se pavula de ter sido um vencedor na Europa, já deveria ter ido embora. Mas para isso acontecer, só se ele tomar um "simancol" e deixar de lado a vultosa multa rescisória. Aí todos os "periquitos" vão agradecer e vibrar. Com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário