sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Brizola Neto mostra a ascensão do Norte e do Nordeste na economia brasileira



O companheiro deputado Brizola Neto mostra em seu Blog a importância do homem do Norte e do Nordeste na economia brasileira, principalmente em São Paulo, segundo pesquisa do Ipea. Ao mesmo tempo ,acompanhando esse quadro de desenvolvimento real, também é visível a  mudança na economia dessas duas regiões, graças aos avnaços políticos em áreas específicas para o dsenvolvimento humano. O Deputado mostra, também, que apesar de sua importância no cenário econômico do Sudeste, o  nortista ainda é muito discriminado, principalmente no estado que ele mais ajudou a crescer, São Paulo. Mas, o importante é que a situação mudou e hoje o cidadão do Norte e Nordeste  está mais arraigado em seu torrão, graças às mudanças econômicas e sociais que aconteceram nos últimos anos, e mesmo dscriminado por uma burguesia conservadora, nosso povo, nossa gente é vista, pelo menos pelas cabeças mais pensantes, como de  regiões onde acontreceram mudanças importantes, o futuro é uma realidade ou está batendo na porta. O post do Brizola:
   
Os dados da pesquisa Ipea que revelaram que 30% da população adulta da região metropolitana de São Paulo é nascida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil deveria servir de alerta contra p pensamento elitista e até racista que se expressa em certa parte dos paulistanos – e sejamos justos, em parte significativa das classes médias brasileiras -  que vê no migrante, no negro, no pobre aquela tal famosa “gente diferenciada” de Higienópolis.
Em lugar de atacar as políticas sociais e os investimentos que, nos últimos anos, vem fazendo minguar e até, em muitos casos, reverter-se o processo migratório em direção às grandes metrópoles do Sudeste, devia era apoiá-las, para que São Paulo (e o Rio e BH)  sofra menos com o inchaço urbano que a transforma a vida num caos.
Sim, porque estaríamos falando não de quatro milhões de migrantes na Paulicéia, mas de cinco ou seis milhões, porque  na última década São Paulo recebeu menos de 50 mil migrantes por ano, um número seis vezes menor que os 300 mil anuais que recebia nas décadas de 70 a 80. É só fazer a conta e ver quantos seriam a mais.
O desenvolvimento do Nordeste  e a elevação da educação, da renda e do padrão de vida dos brasileiros que migraram são mais que um dever humano deste país, além da redescoberta de que somos um povo só e que não temos diferenças, mas diversidade.
E que ela é uma de nossas maiores riquezas.
(Do Tijolaço).

2 comentários:

  1. Oie Pai! O Blog tá bem legal. Tá com temas bem variados.....Grandes bjs!

    ResponderExcluir
  2. Como eu tenho "Ns" filhos, não sei qual deles mandou comentário. Mas devolvo os beijos em dose dupla, pois meu amor e carinho por todos é igual.

    ResponderExcluir