sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Nat King Cole: a voz que encantou o mundo

Sou encantado com algumas vozes da música mundial. É coisa antiga, desde garoto que ouvindo meu pai tocar violão, sanfona ou gaita, seu principal instrumento, ele cantava ou alguém ensaiava de cantar e eu já fazia comentários com ele, se gostava ou não. Desde esse tempo passei a admirar a voz de alguns cantores. O principal deles foi Nat King Cole, um cantor e pianista americano, negro e anti-racista, intérprete de jazz e blue, de voz aveludada e simplesmente maravilhosa. Me interessei tanto pela voz de Cole (ele é pai da  grande Natalie Cole, uma da divas da musica mundial), que decorei parte de suas canções, extraidas de um velho vinil de músicas latinas, gravado a partir de uma turnê do cantor por vários países da América do Sul e Caribe, inclusive Brasil.  Cole gravou em espanhol e em português, canções da América Latina, iclusive Cuba, com artistas brasileiros. No disco Salsas, Boleros, Sambas canções, e outros ritmos latinos e brasileiros.
"Aqueles ojos verdes", "Ansiedad", "Cielitolindo", "Besame mucho", "Quizas, quizas, quizas", "Nature boy" e as brasileiras  "Suas mãos" e "Ninguém me ama", esta com a genial cantora de bossa nova Silvinha Teles.
Nat King Cole morreu muito cedo com pouco mais de 60 anos. Fumante compulsivo, consumia três maços por dia, o que o levou a contrair um sério problema pulmonar.  Foi um choque mundial sua morte, pois além de grande músico e cantor, era também ator de vários filmes americanos.
Após conhecer sua obra de canções latinas, passei a ouvir seu trabalho original com canções genuinamente americanas. Talvez a genialidade vocal de Nat King Cole até o presente seja insuperável. Mesmo que seu irmão, Fred Cole, um bom cantor de jazz e como Nat pianista, tenha feito relativo sucesso talvez pelo timbre de voz parecido,  a voz do pai de Natalie Cole penso,  até hoje é lembrada pelos americanos amantes da boa música.
"Blue gardênia", "Stardust", "Monalisa", "Fascination", "Unforgettable", esta com sua filha Natalie, algumas das centenas de canções imortalizadas pela bela voz de Nat King Cole,  são consideradas intepretações inesqueciveis, embora também, como clássicos americanos, tenham sido gravadas por grandes nomes como Willie Nelson, Johny Mattis e Frank Sinatra. Todos grandes cantores e Willie e Mattis duas belíssimas vozes. Mas como Nat King Cole, nenhum deles pode ser comparado. Nat era o mestre de todos!
O Blog presenteia seus seguidores e navegantes com a incomparável  voz de Nat King Cole cantando a lindíssima "Fascination". Belamente linda!

7 comentários:

  1. grande Nat King Cole

    ResponderExcluir
  2. Égua, como esse camarada canta.
    -Júnior

    ResponderExcluir
  3. Boa música e excelente sonoridade vocal, são eternoa.Nada a comparar com esses modismos que somos obrigados a ouvir.
    Abração amigo.
    Graça S.

    ResponderExcluir
  4. King Cole era o máximo. Aquelas coisas que ficam na memória e nunca saem.Valeu pelos comentários Jailton, Júnior e Graça Santos.

    ResponderExcluir
  5. Jóia de música na voz do inesquecível e

    insuperável Nat King Cole.

    ResponderExcluir
  6. Uma voz marcante!!!!. Quem tem o minimo de noção do que é boa música, sempre saberá apreciar Nat King Cole!!!

    ResponderExcluir
  7. Só uma correção: Nat King Cole morreu com apenas 45 anos de idade!

    ResponderExcluir