sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A arte do riso está em baixa

Oscarito e Grande Otelo
Dias desses, estava vendo um especial com o diretor de TV e cineasta Daniel Filho, e atentei para um comentário que do veterano e falecido ator Juan Daniel observou: a falta de um comediante famoso, para atuar em filmes, tipo Oscarito, Mazzaropi, Grande Otelo, Zé Trindade,  Costinha, Ankito, Ronald Golias, que foram nomes de um passado não muito recente que fizeram vários filmes, ingêuos mas que povoaram nossas infâncias e adolescências. 
Mario "Cantinflas" Moreno
É verdade. O Brasil, como outros países da América Latina, Estados Unidos e Europa sempre teve bons artistas na arte de fazer rir. Quem não viu os grandes filmes da velha Atlântida com Oscarito e Grande Otelo, uma dupla que fazia rir através de caretas, piadas, gestos e trapalhadas inesquecíveis! Ao mesmo tempo, dos EUA, através de filmes que eram campeões de bilheteria, a figura de Jerry Lewis, um comediante campeão de caretas e trapalhadas, sempre atrapalhado e aloprado. Lewis fez uma dupla genial com Dean Martins e, depois de muito sucesso e muito dinheiro ganho, com contratos milionários, os dois se separaram e tornaram-se inimigos quase mortais. 
O que me motivou também a escrever foi o centenário de um dos maiores comediantes de todos os tempos. O mexicano Mário Moreno, conhecido  pelo personagem Cantilflas, que fez em pelo menos 50 filmes. Moreno, que hoje é um nome respeitado e querido no México, fez o fantástico filme "A volta ao mundo em 80 risadas", que tive a felicidade de ver e rir muito.
Nós, brasileiros, estamos muito carentes de um bom comediante de cinema, do tipo dos que citei no início da matéria. Mas também outros países, todo o mundo do riso, do humor, estão à procura de um nome que possa nos fazer sorrir. Lamentavelmente, os que os EUA estão tentando "nos empurrar" goela abaixo como Jim Carrey, Eddie Murphy  e o "triste" Mr. Bean" não conseguem se firmar, marcar como bons homens na arte de fazer rir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário