sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Técnicos e técnicos

O "competente" e "educado" Felipão
A profissão de técnico de futebol, quando o "professor" tem sorte, é uma das mais rentáveis. No Brasil existem os que não têm mesmo competência, mas são sortudos: acertaram uma vez ou mais, e estão aí, na crista da onda. A situação no mundo é mais ou menos a mesma coisa.
Um dos casos que não consigo entender é o do treinador Luis Felipe Scolari. Felipão, como é chamado, é um elemento turrão, grosso por natureza, trata mal a Imprensa, jogadores, desafia quem quer que seja para a "porrada", mas por ter ganho um título pela Seleção Brasileira na maior "largura" do mundo, se acha o bom, o "intocável".  Na verdade já deu provas que não é tão bom assim. Tem um time de qualidade, o Palmeiras, com muitos craques, mas que ele não consegue fazer "andar". O time joga na base da vontade, aproveitando a velocidade de jogadores como Kleber, um chute certeiro na cobrança de falta de Marcos Assunção, ou uma jogada genial do excelente Valdívia. Mas não consegue subir, perturbar Flamengo, Vasco ou o primeiríssimo Corintians, seu maior rival. Por que? Por falta de um sistema de jogo, que o tal Felipão não consegue impor à equipe.
Mas Scolari sempre tem uma defesa, uma desculpa, um "jeitinho gaúcho" de se defender. Isso quando não xinga um ou outro, arregaça as mangas da camisa e chama para a briga. Agora enfrenta problemas com a diretoria, com a torcida e até com a direção do Flamengo, a quem ele acusa de haver "perturbado" o ambiente de seu clube querendo levar o Kleber. É, n verdade, um canastrão, sem muito conhecimento e sem nenhuma cultura, que o faça pelo menos um estudioso do assunto futebol, pois para quem não sabe, mesmo que o cara não tenha sido um craque na pelota, pode ser um bom técnico, estudando tática, fundamento e tendo a humildade de se reciclar com os bons profissionais e professores que existem.
Outro que começa a botar as unhas de fora é Mano Menezes. Mesmo não tendo essa competência toda para ser o técnico da Seleção,  me parecia um cara fino, educado, e quem em futuro poderia desenvolver um aprendizado e evoluir, mesmo porque tem muito tempo para isso (tem contrato, ao que parece, de cinco anos com a CBF). Mas agora resolveu usar "salto alto". Vacilou feio.  Tem que ter humildade, saber  receber criticas. É o trabalho da Imprensa, olhar onde estão as falhas e criticar. Isso acontece em todos os setores, da arte à política. Mereceu, é criticado. Não vê o Robgol e o senador bicheiro? Estão com problemas, mas  quando sanarem (se conseguirem),  eles vão rir da galera. E dos críticos.
No time que disputou a Copa América Mano jogou toda a responsabilidade em dois jovens, Ganso e Neymar, que são excelentes jogadores, mas sem a experiência necessária para carregar tanto peso nas costas. Talvez tenha tentado acertar ouvindo o apelo de milhões de brasileiros (até o meu, me penitencio!). Mas é ele quem tem as costas largas. Acertou, é o time; errou é o técnico. Mesclou a equipe, a meu ver, equivocadamente.
Noutras épocas, a situação era invertida: os mais experientes, os veteranos, levavam os jovens talentos nas costas. Na Copa de 70, Piazza, Gerson, Pelé, Félix e Brito eram os "auxiliares" do na época jovem Zagalo. Quem não lembra, mais recente,  na Copa de 94, quando alguns garotos como Ronaldo, Viola, etc., estavam lá, mas eram sempre resguardados pelos "vovôs", como Romário,  Bebeto, Dunga, Branco? Os "veteranos" dessa seleção da Copa América, me desculpem, mas são jogadores que não vão ficar nas nossas lembranças. Lúcio, Maicon e outros menos votados são jogadores de momento. Jogam uma partida boa e nove ruins..
Mano tem que pensar que está trabalhando para futuro.Tem que ter respostas inteligentes, que satisfaçam os jornalistas. Não pode ser o novo "Dunga", um gauchão também grosso e sem o devido preparo para dirigir uma equipe nacional. Às vezes até acho que a Imprensa perturba, mas tem que ter um certo jogo de cintura.
Gostei do que falou o Tite, um técnico que traquilamente vai fazendo seu trabalho e firmando seu nome no cenário brasileiro. Está por cima, como já esteve em outras equipes. Mas já foi demitido, também. Mas tem a humildade de dizer que a profissão é boa, mas transmite muita insegurança. Quando o time perde duas partidas, o técnico começa a ficar sem dormir, e nos jogos começa a tremer. 
Sou contra esse critério, muito popular no Brasil, de sempre culpar o técnico por resultados negativos. Se o time perde por problemas da realidade de cada partida, é uma coisa. Mas perder por não acertar no jogo, não conseguir concatenar a equipe, posicionar dentro de campo, com os caras fazendo jogadas sem sentido, principalmente quando é  uma equipe formada por craques, é complicado. Com certeza tem algum problema.
Vejo que tem muitos técnicos que estão se dando bem. Outros se dando muito mal. É um jogo de cai-cai que vai continuar até o fim do Brasileirão. Mas é preciso que os chamados grandes treinadores tenham um pouco mais de humildade. Não sigam o exemplo do Felipão e do José Tourinho, esse,  mesmo reconhecidamente sendo um vencedor, está numa fase ruim (principalmente quando joga com o Barcelona) e parte para o ataque e agressão pessoal. Voltado ao Brasil, acho que Felipão, principalmente, tem que tomar umas lições de boas maneiras, deixar a profissão por um período, gastar um pouco de sua fortuna, e dá a vez para um mais jovem. De preferência que tenha formação. Pelo menos de educação básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário