terça-feira, 9 de agosto de 2011

Marisa Monte canta Noel

Marisa Monte é uma das grandes representantes da MPB moderna. Jovem mais veterana como cantora e compositora, Marisa foi uma das boas e importantes descobertas do compositor, crítico musical, escritor e conceituado jornalista da área cultural Nelson Motta. Nelsinho descobriu Marisa ainda quando ela era de menor idade na Itália, na velha Roma precisamente. Desde aí a moça de belo olhar e de rosto longelíneo encanta com sua belíssima e afinada voz os que amam uma boa música. 
Aqui, ela canta um dos maiores compositores da MPB de todos os tempos, Noel de Medeiros Rosa, que mesmo tendo composto mais de 250 musicas, morreu com apenas 27 anos, e há exatos 78 anos (incrível, não?), a bela "Feitio de Oração". Ouçam este clássico que o Blog e Marisa Monte dão de presente aos seguidores e navegantes.

2 comentários:

  1. eu creio que aquilo que me seduz na obra de Noel Rosa é a sensibilidade e a perspicacia ao perceber aquele momento de surgimento das cidades grandes no Brasil,o cenário é o Rio de Janeiro,expoente nesse sentido, e ele sempre com muita felicidade narrou o cotidiano dos cariocas da época...

    "Seu garçom, faça o favor de me trazer depressa
    Uma boa média que não seja requentada,
    Um pão bem quente com manteiga à beça,
    Um guardanapo e um copo d'água bem gelada.
    Feche a porta da direita com muito cuidado
    Que eu não estou disposto a ficar exposto ao sol.
    Vá perguntar ao seu freguês do lado
    Qual foi o resultado do futebol."

    ResponderExcluir
  2. A obra de Noel Rosa já foi por diversas vezes estudada. Eu tenho por Noel um grande respeito e admiração. Já lí duas obras sobre sua vida, ví um filme e alguns curta metragens sobre o Poeta da Vila. Quando Chico Buarque cmeçou notou-se um estilo semelhante ao de Noel, até porque Chico, como Noel, sempre foi boêmio e começou a fazer obras de qalidade muito jovem , na faixa dos 20 anos. Acho que o jovem amigo conhece outras obras primas de Noel, ´"Último desejo" e "Três apitos", que ele fez, segundo pesquisas, para sua grande amada, que trabalhava em uma fábrica de tecidos em Bangú, no Rio. Parabéns pelo seu bom gosto. Um forte abraço.

    ResponderExcluir