quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Tuna comete o erro de trazer o técnico Zé Carlos de volta

O que a maioria dos cruzmaltinos não queria que acontecesse, terminou por acontecer.O novo treinador da Tuna Luso Brasileira, que já se prepara para disputar a primeira fase do Parasão 2012, vai ser novamente Zé Carlos. Dublê de empresário e treinador, Zé Carlos andou falando demais quando de sua saída da Tuna, inclusive se incompatibilizando com alguns torcedores, principalmente da torcida organizada do time. O treinador, que tudo indica é  empresário do jogador  Fininho e foi quem  tirou o meia da Tuna e o levou para "comer e dormir" no Clube do Remo, está de volta depois de um acerto à portas fechadas com o presidente do Clube, sr.  Bastos.
Zé Carlos foi o treinador que em um jogo da Tuna com o Sport Belém, na Curuzu, na primeira fase do Parasão 2011, depois de fazer algumas substituições inexplicáveis, perdeu o jogo e ainda discutiu acirradamente com alguns torcedores. No mesmo dia entregou o lugar, depois de uma conversa com o presidente e o supervisor Flávio Goiano, que foi quem terminou na direção técnica do clube. Zé Carlos saiu atirando e declarou, na oportunidade, que a Tuna lhe devia uma enorme quantia, fato esse nunca desmentido pela diretoria do Clube.
Depois da classificação da Tuna, o melhor jogador do Clube, o meia Fininho, foi contratado pelo Clube do Remo. Na época,  presidente da Tuna pouco falou sobre o assunto, mas  parte da Imprensa noticiou que Zé Carlos foi o intermediáro da transação entre Fininho e Remo. Ficou, desde aí, mais ou menos caracterizado que Zé Carlos é o empresário de Fininho e que trabalha no futebol principalmente como agente de jogador, já que como técnico, antes de chegar à Tuna, só  havia  trabalhado no Sport Belém. Sua volta agora para a Tuna, é um desrespeito com a torcida, que não suporta mais técnicos-empresários, que fazem de tudo para levar jovens valores da Águia do Souza para outras equipes.
Sérgio  pode ser técnico ou um bom auxiliar.
A Tuna sempre teve tradição de técnicos voluntariosos e que jamais se intrometiam em transações com jogadores. Com todos os problemas que possa ter, lembro que Carlos Lucena nunca atuou com empresário, olheiro de outros clubes ou agente dentro da Tuna. Certa feira presenciei um pseudo-empresário tentando convencê-lo a ceder um jogador para um outro clube. Ele não aceitou a proposta indecente e imediatamente pediu para o malandro se retirar. Ciente da história, contratei seguranças para impedirem a entrada do "artista" e de outros olheiros nos treinos da Tuna. 
Para o início dos trabalhos visando o Parasão 2012, vejo muitos nomes que mereciam uma oportunidade, até pela história que têm com a Tuna, como Ondino, Sérgio e Bosco, que foram bons jogadores e pela ligação que têm com o Clube, com certeza poderiam ajudar e muito a equipe a se classificar. No sufoco, até mesmo o Lucena poderia ser melhor que Zé Carlos, pois, -repito- não é empresário de jogador. Tem limitações? Tem. Mas tem também uma coisa que poucos treinadores têm com a Tuna: uma ligação muito forte de amizade e respeito, por tudo que conquistou no Ninho da Águia, das categorias de base ao profissional. 
Numa hora dessas, em que se sabe que as dificuldades financeiras são grandes,  talvez seja o momento certo para se pensar o que pode ser melhor para a Tuna, tanto em termos de jogadores como de treinador. Uma solução caseira talvez seja o ideal, mas com responsabilidade e sem o perigo de correr riscos. O grande erro que vejo, é trazer Zé Carlos novamente, pelo seu limitado conhecimento e pelo que fez e pode fazer novamente com o Clube e seus torcedores.

6 comentários:

  1. poxa,existe um limite pra caseiro,o Senhor Zé Carlos,apesar do meu pai sempre defender ele talvez pela amizade entre os dois,é técnico de time de palada,Seu Marcos eu já to achando que se não cair é lucro,com esse treinador de varzéa,o Lucena mesmo da de dez a zero nele.
    sobre isso de se envolver em negociação de jogadores,não comento por não ter base pra fazer isso.

    ResponderExcluir
  2. è o que se diz à boca miúda. Não tenho nada contra ele, mas que ele é fraco e por demais arrogante, isso ele é. Com ele lá, eu partiularmente começo a temer a enxurrada de jogadores ruins e comprometidos com ele, e não com a Tuna.

    ResponderExcluir
  3. E o pior é que ele não vai dar chances à base e a alguns atletas que querem oportunidade. A não ser que fiquem com ele como agente.

    ResponderExcluir
  4. Está aí o atestado de falta de profissionalismo que existe na Tuna. A Tuna corre, mais uma vez, o sério risco de ficar de fora da fase principal do Parazão 2012.

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
  5. Estou de acordo com você. Mas além da falta de profissionalismo, vejo principalmente a falta de de amor e respeito para com a Tuna. Se gostasse do Clube, não faria uma bobagem dessas. O cara saiu atirando, disse inclusive que a Tuna lhe devia.

    ResponderExcluir
  6. Amigos, fiquem tranquilos. Conversei com o João, presidente da ATAT e ele me garantiu que o Zé Carlos não será o técnico da Tuna. Tá tudo dependendo do Samuel Cândido aceitar o convite feito pela Associação que bancaria parte do seu salário.

    Quanto a história do Zé Carlos, realmente o Fabiano tentou empurrar essa MANGA mas o pessoal não aceitou.

    O Samuel tá afim de trabalhar na Tuna e inclusive ja foi até lá conversar... Vamos esperar, com o Samuel Cândido tenho esperanças...

    ResponderExcluir