segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Um título bem disputado, mas merecido

A vitória espetacular da Seleção Sub-20 sobre Portugal, que garantiu o Pentacampeonato à equipe brasileira na Colômbia, não é mais que um grande prêmio a essa geração de jovens atletas de altíssimo nível. Do goleiro Gabriel ao meia atacante Negueba, passando pelos artilheiros Henrique e Oscar, o quinto  titulo brasileiro (1983, 1985, 1993, 2003 e 2011) revela também a competência do técnico Ney Franco, principalmente para trabalhar com jovens. Ney deu uma aula de boas maneiras, de paciência e de estilo na condução da Seleção.
Portugal, o valente adversário brasileiro, valorizou a derrota, que só saiu na prorrogação, depois da meia noite, ou seja, já na madrugada de domingo. O time português mostrou que tem também uma grande geração de jovens jogadores, além de bons de bola, aguerridos e valentes, não se entregando, não se acomodando em nenhum momento da partida. 
Henrique: artilheiro ganhou Bola de Ouro
Oscar ter se transformado no herói da partida, depois de ter feito três gols, é um fato normalíssimo no futebol. Quem vinha se destacando como o homem de área número um, goleador da equipe, com uma grande presença em todas as jogadas de perigo nos jogos da Seleção, era o centro avante Henrique. No jogo com o Egito, Henrique foi o goleador, sempre presente nos cruzamentos de Negueba pela direita e mesmo nos lançamentos dos meio campistas Dudu e o artilheiro do Penta Oscar. Henrique foi o vencedor do Troféu Bola de Ouro e Oscar o de Craque da Seleção.
A campanha da Seleção Brasileira Sub-20 foi bonita. Porém, mesmo com algumas goleadas, confesso que não vi adversário fácil para o Brasil nesse Mundial. Cada jogo -como bem falou Ney Franco em uma entrevista-, foi uma pedreira, embora alguns podem ser até considerados fáceis. Mas todas as equipes se prepararam bem.
A final entre Brasil e Portugal foi justa e merecedora pelo que mostraram as duas equipes. A meu ver, quem ganhasse ganhava bem, o titulo estaria em boas mãos. Felizmente ficou com o Brasil, mas Portugal -repito- tem uma grande geração de jogadores. Agora, a meninada -boa parte ainda formada por amadores-, como os profissionais, também sentem a beleza e a satisfação de ter um título de Penta Campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário