quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pará, celeiro de Matusaléns do futebol

Na Presidente Vagas, sou parado por um "doente" do Paysandu, que me passa a notícia, depois por mim confirmada nos jornais, de que o "novo" contratado do Independente é o atacante (?) Fábio Oliveira, que fez uma festinha aqui pelo Remo, em 2005, mas depois voltou a Belém contratado pelo Paysandú e conseguiu ser o "primeiro" Finazi: atacante que não faz gol. Quase caí de surpresa. Imaginei que Fábio já estivesse criando gado ou galinha em uma fazenda qualquer do Estado de Goiás.
É lamentável, tenho que repetir mais uma vez, o que acontece com o nosso futebol. Tantos jogadores novos, tantos valores que surgem e não ganham oportunidades e o campeão do Estado, o Independente entra no mesmo esquema de "barbeiragem" de outras equipes das capital, contratando um atleta que além de já ter tido sua fase passada há alguns anos, pode ser um problema dentro de pouquíssimo tempo, pois se não receber seus salários em dia,. Fábio Oliveira  vai certamente para a justiça. Mas o pior problema é que o atleta já teve seu tempo, já deveria ter se tocado e parado de jogar, pois para fazer um gol só se não tiver goleiro.  
Isso tudo acontece num momento em que temos vários jogadores, na faixa de 18 a 20 anos, oriundos das categorias de base de Remo, Paysandú e Tuna. Todos querendo uma oportunidade de mostrar que sabem jogar, que o que falta mesmo é uma chance. Semana passada mesmo, um me ligou e perguntou se na Tuna não tinha uma vaga para ele.É atacante, tem 20 anos, 1,80 de altura. Jogava no Remo mas cm a saída de Dorneles está parado. Por que não dá oportunidade a um atleta desses? E falei de um, tem dezenas. será que em 10 não dá para peneirar um ou dois com futuro? Ou é melhor trazer finazis, fábios oliveiras e até romários?  Jogador com mais de 32 anos, prncipalmente atacante, para dar certo, é um em 100. 
Égua, quando é que nossos dirigentes vão aprender? Até você, Charles, indicando jogadores "sem futuro" para nosso sofrido futebol?

6 comentários:

  1. O amigo não vai falar nada sobre o jogo Brasil x Argentina dia 28 de setembro em Belém? por que?

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
  2. Ainda é cedo. Mas vou falar e torcer pelo Brasil. É uma boa. O Cristian, Secretário adjunto da SEEL, é meu vizinho de prédio. Aliás hoje mesmo falamos no elevador. Vou saber com ele se o Mangueirão está oferecendo condições para um jogo desse nível, porque soube mês passado que a coisa lá estava de mal a pior. E ele já me falou da politicagem que é a secretaria, o que o deixa de mãos atadas para fazer um trabalho melhor e até cuidar mais de nosso templo do futebol.

    ResponderExcluir
  3. O Governador Simão Jatene já confirmou o jogo. Disse, inclusive, que fará reformas emergenciais do sistema de irrigação, iluminação e banheiros. Devemos lembrar que o nosso templo do futebol ficou entregue às baratas durante a última gestão (palavras inclusive de Mesquite, agronomo do estádio).
    O que é certo é que está absolutamente confirmado o jogo. Ganha o estado do Pará e o futebol paraense. Parabéns ao nosso governador e à bancada do Senado pela importante vitória.

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
  4. COM AS REFORMAS QUE O GOV JATENE DISSE FAZER SERÁ POSSÍVEL UM JOGO DESSA ENVERGADURA NO MANGUEIRÃO SIM. É UMA PENA A GOVERNADORA PASSADA NÃO TER DADO ATENÇÃO E MANUTENÇÃO NO NOSSO MANGUEIRÃO.
    SE JATENE FOSSE O GOVERNADOR NA ÉPOCA DA ESCOLHA DAS SEDES DA COPA, COM ABSOLUTA CERTEZA SERIAMOS UMA DAS CIDADES SEDES, POIS O POVO PARAENSE AMA FUTEBOL. NO AMAZONAS, SERÁ UM ELEFANTE BRANCO POIS LÁ O PESSOAL NÃO CURTE FUTEBOL.
    O QUE FALTOU AQUI NO PARÁ FOI POLÍTICA DE BAGAGEM E PRESTÍGIO, COISA QUE NÃO TIVEMOS INFELIZMENTE
    ABRAÇOS!!

    ResponderExcluir
  5. Vamos por parte: primeiro é importante que, sem o ódio que o Luiz Pina e o anônimo das 16,25 demonstram claramente ter do Partido dos Trabalhadores (dos pobres e dos que pensam nos seus semlhantes, dos que trabalham, dos que sempre puseram a cara contra a ditadura, contra as opressões e as discrimanções)é preciso saber como funciona um estádio municipal ou estadual, como o Mangueirão. O uso é caro, e aqui no Pará, só quem tem (ou tinha) condições de pagar seu aluguel é Remo e Paysandú. Com eles fora da elite do futebol (o Paysandú está na C, Remo e minha Tuna em nada), ficou sem uso e daí a ficar se manutenção foi um pulo. Quando fui dirigente, custava 10 mil reais o uso de dia; à noite subir para 12. Quer dizer, ficou inviável, porque todos os tr~es times t~em seus campos, limitados, mas têm. É tanto que até hoje (a imprensa noticia direto isso) o Mangueirão está abandonado. Ou seja, não é só falha da Ana Júlia, não. Aliás, o governador ainda ia piorar a siuação se deixa o Xerfan na Seel.
    Sobre a Copa: É tolice ficarmos remoendo sobre "a perda" da Copa em Belém. Mesmo com todo o esforço da governadora, quem é fraco mesmo não são nossos políticos, mas sim, o presidente da FPF. O coronel, que é um ditador na Federação, só tem força para ser convidado para as viagens que a "madrasta" lhe patrocina. O resto, é zero e zero. Mas, não seria positivo a Copa em Belém. Eu mesmo jamais vou querer ver seleções do nível de um Zaire, África do Sul, Zimbabwe,Coréia, etc. E só serão equipes desse nível que irão para o Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Norte e, talvez para as outras capitais do Nordeste. O "filé" mesmo vai ficar com Rio, São e Minas. Podem crer, sem medo de ser feliz! Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. CAro amigo, não tenho ódio do PT. O que eu não admito é gente que prega uma coisa e faz outra totalmente diferente. É gente que condena os atos dos outros e contrata uma manicure e esteticista para ser sua assessora no governo enquanto muitos pais de familia estavam desempregados. Coisas do gênero.
    Só acho que a sua governadora foi muito fraca na campanha para a copa. Ela usou o velho discurso que o presidente ia ajuda-la, bla bla bla, etc.
    Claro que a Federação também teve culpa, mas não reconhecer que a governadora foi fraca é no mínimo ser apaixonado demais por ela e muito, mas bota fanatismo nisso.~
    A verdade é que graças ao governador Simão Jatene e o senador Flexa Ribeiro, enfim, teremos mais um jogo da seleção em terras paraenses.
    Só acho estranho o amigo não criar um post em seu blog dizendo sobre o jogo no Pará. Continuo achando muito estranho.
    Mais uma vez amigo, não tenho ódio ao seu partido. Cada um vota em quem acha melhor, o sr. acha melhor o PT e eu o PSDB.
    Abraços,

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir