segunda-feira, 26 de setembro de 2011

40 anos do Grupo Experiência e 30 da peça "Verde-Ver-o-Peso. E bota arte nisso!

Atores em ação na peça de Geraldo Salles.
O Grupo Experiência deu mais uma aula de doutorado em paraensismo na sexta-feira, na comemoração de mais um ano de vida da trupe dirigida pelo grande Geraldo Salles. Numa festa em que estiveram presentes grandes personalidades artísticas, políticas e culturais do Estado, inclusive o Governador, Salles e os atores da premiada peça "Verde-Ver-o-Peso" comemoraram 40 anos do Grupo e 30 da peça "Verde-Ver -o-Peso", que a a cada vez que é apresentada passa por interessantes modificações de atualização. Os barraqueiros do Ver o Peso, que são os enfocados da peça, vendem peixe salgado, peixe fresco, do remédio para impotência à calcinhas modernas, tudo na maior alegria que só a maior e mais importante feira de nosso Estado consegue reunir. Até o famoso urubu do Ver o Peso dá o ar de sua graça.
Na última montagem, a de sexta-feira, problemas e situações que estão acontecendo no dia-a-dia de Belém e do Pará, como a divisão do Estado,  são apresentados de uma maneira humorística e satírica, num estilo bem paraense, com um grande aproveitamento da verve  "papaxibé" do grupo de atores comandado por Geraldo Salles, onde o talento de Mário Filé, Paulo Vasconcelos, Natal Silva, Armando Pinho e muitos outros
se confunde com a própria realidade dos vendedores de ervas, de peixe, de raízes milagrosas, bugingangas e tudo mais que só a rica Feira do ver o Peso possui.
Este escriba tem uma história com a peça do amigo Geraldo Salles. Vi uma das primeiras séries de apresentações, no ano de 1982. Sorri como nunca e fiquei fã do grupo e do próprio trabalho de direção de Geraldo. Depois, presenteei o grande Armando Pinho, que faz o português "Seu Manuel" na peça com uma moderna e original camisa da Tuna Luso. Aliás, Armando ou "Seu Manuel" é um perfeito cruzmaltino com camisa, bandeirão e tudo mais. Ao "Verde-ver-o-Peso" muitas apresentações por esse Brasil afora, por muitos e muitos anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário