quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Árbitros prejudicam equipes. Mas assim!

Arbitragem errada é um problema que sempre aconteceu em nossa região (agora nossas equipes devem ter um cuidado bem maior, principalmente o Paysandu, no Acre), e no Brasil inteiro a coisa começou a piorar. Não sei se a safra nacional de árbitros é ruim ou se eles são tendenciosos mesmo. O problema dentro do problema é que os prejudicados em sua maioria são sempre as equipes menores ou as visitantes.
Ontem este escriba presenciou dois fatos que deixam bem claro o que estamos afirmando. No jogo entre Avaí e Santos, a Ressacada, em Florianópolis, o árbitro carioca Gutemberg de Paula Fonseca  errou radicalmente quando marcou uma penalidade máxima do capitão Edu Dracena em Lincoln, meia do Avaí.
Dracena, normalmente um cara tranquilo, ficou irritado com a marcação e declarou: "foi uma vergonha o que o árbitro fez. Eu nem sequer toquei no Lincoln". E na realidade não tocou mesmo, não. O juiz errou feio e se o Santos não vira o jogo e vence por 2 a 1, certamente a diretoria iria tomar uma providência séria contra o juiz carioca.
O outro fato lamentável em termos de arbitragem aconteceu no jogo entre Botafogo e Ceará. Aos 42 minutos do primeiro tempo o árbitro marcou uma falta do zagueiro cearense Fabrício em Maicosuel. Só que era Maicosuel quem havia feito a falta. Fabrício, capitão do alvinegro cearense, chegou para o juiz e reclamou a inversão da falta. Por causa disso levou um cartão amarelo. Dois minutos depois, numa falta natural, o juiz deu um novo cartão para Fabrício, que assim foi expulso. O técnico cearense Wagner Mancini, sempre calmo e elegante foi em cima do juiz no intervalo e reclamou de sua atitude. De nada adiantou, com um homem a menos, em pleno Engenhão e com a torcida botafoguense em peso, o alvinegro carioca aplicou a goleada de 4 a 0 no Vozão cearense. mas será que se o Ceará -que não jogou mal a ponto de levar tantos gols- tivesse jogado completo, teria apanhado tão feio assim?
Já está na hora da CBF chamar a atenção dos árbitros. Quando os jogadores erram são sempre punidos. mas quando os árbitros eram - o que já está sendo um fato normal no futebol- eles nem sequer são chamados a  atenção. assim não dá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário