segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Pará é ouro!

Aviso aos navegantes: Não será nenhuma surpresa se novas frentes forem formadas, urgentemente, em prol da divisão do Estado do Pará. Depois da notícia da descoberta de pelo menos 54 novos alvos potenciais de ouro em Rio Maria, sudeste do Estado, o rebuliço dos olhos gordos aumentou demasiadamente. Quem deu a notícia, já divulgada nos principais jornais do país, foi a página da Universidade de Brasília -UnB- na Internet, que diz ainda que a descoberta faz parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida ao longo dos últimos dois anos pelo Laboratório de Geofísica Aplicada da instituição. O trabalho de campo foi coordenado pelo geólogo Ezequiel Costa. A grande mina de ouro, diz o comunicado da Secreatria de Comunicação Social da UnB, fica nos arredores do município de Rio Maria. 
Mas os "olhos gordos" podem tirar o "cavalinho da chuva" ou, usando um termo do tempo de meu avô, "o cabelo da venta", que o ouro será do nosso Estado, porque o Pará não será dividido!

7 comentários:

  1. a separação do Pará seria bom para todos.

    ResponderExcluir
  2. Julio, eu juro que me controlo para nao rir desses seus comentários pro-absurdo de divisão. Além do mais um assunto desses jamais emitimos opinião sem embasar e fundamentar a mesma. Soa ridículo como falei sua opinião assim, pura e simplesmente exposta, sem eira nem beira. Fica a dica :D

    ResponderExcluir
  3. Quem é a favor da divisão do Pará não entende nada de política e desconhece o próprio estado em que vive. Quer um exemplo de que divisão não adianta? Olha o estado do Amapá. O que ganhou depois que o Pará foi dividido? É um estado pobre, que só se sustentou quando tinha ajuda Federal (até 1988 se não me engano). Se Macapá pertencesse ao Pará, certamente estaria bem mais desenvolvida do que atualmente. E digo isso com conhecimento de causa, pois morei 4 anos naquele estado.

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
  4. Estudos sociológicos têm demonstrado que a divisão só interessa a grupos elitoreiros, aqueles que sempre sonharam em ser algo e nunca conseguiram, como os srs. Asdrubal Bentes, Giovanni Queiroz, etc. É preciso ser coerente com os problemas que uma divisão podem causar ao Estado de origem e aos novos. Inclusive de oneração de gastos públicos. O País está crecendo e não pode pegar trs bombas de uma só vez, porque na divisão o Pará vai ficar com a carne de cabeça: pequeno e duro, praticamente uma bomba. Quero o Pará lindo e Grande. Divisão, Jamais!

    ResponderExcluir
  5. em primeiro lugar aqui ninguem é palhaço pra ficarem rindo,em segundo voce tem razão numa coisa eu deveria ter me explicado,infelizmente o interesse de grupos oligarciquos existe,isso é Brasil enfim,mas as cidades que corresponderiam á um novo estado tem potencial economico,mais governadores,se são caros para máquina dariam maior representatividade para a região norte,essas populações carecem de serviços publicos mais eficazes e mais proximos deles,Santarém mesmo se se tranformasse em capital teria maior potencial turistico até do que Belém,vamos parar de ser egoistas,e memso que voces julguem que Belém vai ser prejudicada...Goiás vive bem sem o Tocantins,os dois Mato Grossos crescem de forma mais acelerada depois da separação..cheio de municipios prósperos como Lucas do Rio Verde que é a terra de um dos times do grupo do Paysandu na Série C,eu não posso provar ou indicar que Belém sairia bem de uma separação,mas tambem não posso dizer que sairia mal.

    ResponderExcluir
  6. Mas querido Julinho, podes crer e pesquisar, a União vai ter que ser a mãeona desses novos estados pelo menos durante 20 anos. É meio complicado, mas o que é pior de tudo é a questão dos poçlíticos que só querem se beneficiar. Acho que eles sim, são egoistas. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Seu Marcos,eu sempre admirei seu lado justo e democrátcio e sua sensatez nos debates é bom conversar com pessoas que ao inves de atacar ( "Quem é a favor da divisão do Pará não entende nada de política e desconhece o próprio estado em que vive.") tentam justificar seu ponto de vista.


    Quanto ao custo de novos estados..........o auxilio-terno pra deputado custa muito e é totalmente inutil e eu não vejo ninguem mover uma palha em relação a esses abusos,o dinheiro usado neste caso (separação) seria uma grana bem gasta.eu tenho visto Belém quase como um patrão,dominador e explorador que se sacia dos recursos de outras cidades e os paga com a privação de serviços publicos de qualidade (voce sabe que se na capital já é ruim,no interior e pior).

    e só pra mostrar que eu pesquisei sobre o assunto eu trago este link que mostra que o Tocantins aumentou a renda per capita em 50%...alem de ressaltar a diminuição da desigualdade no Brasil (olha o Lula-lá)

    http://acervo.folha.com.br/fsp/2011/06/19/2/5711339

    ResponderExcluir