terça-feira, 13 de setembro de 2011

Alceu canta para a amiga Graça


O LP "Sete Desejos", quando foi lançado por Alceu Valença, em 1992, com capa simples mas perfeita  e que considero com um dos repertórios mais bonitos poéticamente, foi sucesso em todo o País. Amante da obra do pernambucano, tratei logo de comprar o LP, velho "bolachão", onde constatei além da belíssima "La Belle de jour", outras canções de excelente qualidade, perfeitas, bem ao estilo de Alceu. 
Na época, os amigos pernambuncanos Laerço (hoje advogado em Brasília), Baíta, morando em Recife e Beto, infelizmente já falecido, comemoraram com este escriba o novo trabalho de Alceu.
Para bebememorar o novo trabalho do músico pernambucano, convidei o jornalista e amigo Ronaldo Bandeira e família para uns drinques, no sábado à noite. Dona Lulu Santos, mãe de Ronaldo, Graça, esposa e o na época garotinho Diego acompanharam o amigo no papo etílico mas com muitos refrigerantes para o garotão.
Músicas como "Tesoura do desejo", "Tomara", Papagaio do futuro" e a regravação de uma das grandes obras de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, a eterna "Respeita Januário", além da belamente linda "La belle de jour", que Alceu escreveu inspirado na obra do cieneasta mexicano Luiz Buñuel, em que a atriz francesa de beleza inconfundível Catherine Deneuve faz o papel de uma ricaça  (a bele de jour) que sai às tardes para a singular diversão de amar, por isso ganhou o nome de "la bele de jour", ou " A Bela da tarde".
Ficou na memória do escriba a atitude do garoto Diego, na época com mais ou menos quatro ou cinco anos, cantando duas canções do disco, "La belle de jour" e "Sete Desejos". O garoto sabia cantar as duas músicas com perfeição e até sabia o nome do autor e cantor, Alceu Valença. Surpresa geral. Nem a mamães Graça sabia. O pai, Ronaldo, estava também encantado com o "talento" precoce de Diego, hoje um próspero profissional da publicidade, trabalhando em São Paulo.
Coincidentemente hoje amanheci  ouvindo e cantarolando a bela canção de Alceu Valença. E, não sei por que também tamanha coincidência, a mulher de Bandeira, mãe de Diego, Graça Santos, está aniversariando hoje e o escriba, muito seu amigo, dedica estes escritos à ela, ao meu eterno amigo Ronaldo e ao grande Diego. E para a aniversariante, nada melhor que ouvir "La belle de jour". Muita sorte, Graça.



2 comentários:

  1. Até hoje mantenho essas músicas em meu mp3, e apesar de não lembrar mais da cena citada, fico imensamente honrado de ter meu nome aqui. Cresci ao lado de verdadeiros exemplos de homens e profissionais de alta qualidade como meu pai e o Sr. meu tio. Tio sim, pois nunca considerei o Sr. nem ninguém da sua família como simples amigos, mas como família, uma escolhida e abençoada extensão da minha família de sangue. Virei leitor freqüente do blog hein? Não pare de escrever nunca, por favor. Muito obrigado e até logo =D

    ResponderExcluir
  2. Só você mesmo, meu caríssimo Diego, que eu ví na barriga da mãe e que tornou-se este exemplo de homem: digno! O meu querido e inesquecível amigo Ronaldo com certeza, é muito feliz, onde quer que esteja -e sei que é em um bom lugar!- e orgulhoso de ter posto no mundo tão grande criatura como você. Faço minha suas palavras. Obrigado e um forte abraço, Diegão!

    ResponderExcluir