terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Mano o que é de Mano!

Como será que vai começar jogando a Seleção Brasileira, contra a Argentina, amanhã?  Este escriba, confessa, tem lá suas broncas com o técnico Mano Menezes. Não é pelas convocações, pois ele até que convoca jogadores bons. Um  dos meus problemas com Mano é, principalmente,  na questão tática da Seleção, como joga a Seleção. Outro é ele não questionar  o pouco tempo que tem para preparar o grupo para partidas importantes, como a de amanhã. No final, certamente vai sobrar para ele, não para os caciques da CBF, de quem Mano é empregado.
Torço para que no jogo de amanhã Mano Menezes use a melhor formação possível da Seleção. Talvez, pela teimosia natural de quase todos os técnicos, principalmente os da Seleção, Mano vá escalar um time com um meio de campo com quatro ou três jogadores, um ataque com dois homens, sempre com um recuado, coisas assim. Resumindo: Um time descaracterizado da Seleção de nossos sonhos, que com certeza  queremos sempre jogando à frente, fazendo a beleza do futebol, que é o gol.
A incógnita Mano Menezes
Se Mano quiser que sua equipe faça uma exibição pelo menos regular (já que o tempo é curto para que a equipe se entenda em campo), terá que fazer um meio de campo com qualidade, sendo Ronaldinho Gaúcho termômetro da equipe, o homem de ligação com o ataque, que a meu ver Mano deveria escalar três homens, dois realmente perigosos goleadores, e um para servir como terceiro homem, para subir e descer quando necessário.
Mas será que Mano vai ter coragem de colocar Diego Souza, Neymar e Borges juntos na frente? É bom que fique claro, que mesmo sendo o maior goleador do Vasco hoje e um dos artilheiros do Brasileirao, Diego Souza não é centro avante nato, como Borges e Neymar. Para ter sucesso, Mano deve ter a coragem de colocar Diego um pouco recuado e na frente Neymar e Borges, podendo quando Neymar recuar, Diego Souza subir e fazer aquele papel que ele faz no Vasco: Sempre presente na área e fazendo gols.
Se insistir em colocar Fred ao lado de Neymar de primeira, deixando Borges de fora e recuando Diego para o meio de campo com Ronaldinho, Mano corre o perigo de ver o ataque não dar certo, apesar de  Fred ter um estilo muito parecido com o de Borges, só que é bem  mais trombador que o atacante do Cortintians, e ao contrário de Borges, não está numa forma muito boa.
Quem vai escalar a Seleção é Mano Menezes, lógicamente. Como dá para notar, o técnico brasileiro não tem um time base que ajude na formação da equipe. Já seu "colega" argentino, Alejandro Sabella, que também tem o mesmo problema de Mano de ter que convocar um dia e praticamente jogar no outro, tem só na defesa três jogadores do Vélez Sersfield: o goleiro Barovero e dois zagueiros, o que dá para notar que ele tem a ideía de uma base para defesa de sua equipe. Do mesmo Vélez, ele tem ainda dois jogadores de meio de campo, completando cinco atletas.
O paraense é um dos povos que mais gosta de futebol no País, isso está provado através de  estatísticas. O Clube do Remo já foi líder em rendas no Brasil, em todas as séries, embora estivescom torcida menor que os dois, mas que é  bi-campeã brasileira,  quando está bem proporciona sempre boas rendas (quem não lembra do titulo de 1992, quando a Águia lotou o Baenão?).
Nessa passagem da Seleção em nossa capital, Belém e o próprio Pará mais uma vez terão a oportunidade de mostrar o quanto nosso povo é amante do "Association". O quanto amamos o futebol e a nossa Seleção. Vamos mostrar isso amanhã, e dar um exemplo maravilhoso de que a Seleção deve vir mais vezes ao Pará (e se possível com uma entrada mais acessível para os menos favorecidos). E nas próximas vezes com o grande Paulo Henrique Ganso, nosso atleta que tem tudo para ser titular da Seleção.


4 comentários:

  1. Para este jogo, especificamente, não haveria como a seleção se reunir com antecedência, uma vez que apenas jogadores que atuam no país poderiam ser convocados. Se bem que algumas convocações são questionáveis, como o caso de Fred. Será que não temos jogadores melhores do que ele? Infelizmente a seleção, ultimamente, está sendo convocada não por competência, mas sim por afinidade.
    No caso da torcida do Mais Querido, o Clube do Remo, em 2005 foi a maior média de público de todas as divisões (A, B e C), onde o Remo foi campeão da Série C. Fui em quase todos os jogos naquele ano e a média era de 40 mil torcedores. Outro dado curioso foi que naquele ano, a seleção jogou a eliminatória aqui em Belém contra a Venezuela numa quarta feira, levando 42000 torcedores ao mangueirão. No domingo seguinte, o Remo levou mais de 45000 contra o Tocantinópolis, quando venceu por 4x1.
    Quanto a entrada mais favorecida, isso não existe. No mundo inteiro jogo de seleção é jogo diferenciado. Devemos nos acostumar a aceitar que em jogo de seleção, de copa do mundo, ingresso é diferenciado, não pode existir o nosso querido churrasquinho de gato, etc. etc. e etc. Se queremos ser sede de copa américa, copa do mundo, devemos nos enquadrar a realidade e ao figurino que manda a FIFA.

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
  2. Tudo certo. Só que continuo achando que futebol-pelo menos no Brasil- não é para rico. Pobre é quem enche os campos, com churasquinhos de gato e tudo o mais. E embora tenha evitado na matéria, vejo que esse tipo de espetáculo é mesmo para a burguesia. Nosso povo é pobre e não tem estrutura econômica para esses gastos, infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. Então, que ninguém chore por Belém não ser sede da copa. A população está muito mal acostumada, pensam que um ingresso para a copa custaria R$10,00 ou 20,00 como no Parazão ou série C e D? Francamente, ainda bem que não fomos sede

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
  4. Pois é, cara. J´[a pensou, agar 100 ou mais reais para ver seleção doZaire, da Nicarágua, de Irael, da Arábia Saudita? Não odemos ser hipóritas de achar que só por ser seleção vale nosso dinheiro. Quem pode pagar paga mas para ver uma Argentina, Espanha, Portugal, Alemanha, França, Itália,ruguai, Paraguai, etc. Mas seleção de "araque" não dá mesmo!

    ResponderExcluir